HIGHLIGHTS DA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA 38º FIML

ORQUESTRAS

CAIXA APRESENTA

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

A Solenidade oficial de abertura do 38º FIML contará com a apresentação da primeira orquestra sinfônica do Paraná, a OSUEL. Sob regência do maestro Alessandro Sangiorgi. Como convidada especial para a abertura do Festival a cantora Mônica Salmaso

CAMERATA UNOPAR DO 38º FIML

A Camerata do 38ª FIML será formada por convidados e jovens estudantes bolsistas, tendo como regente o premiado maestro japonês Daisuke Soga.

ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ

Há mais de 30 anos, a OSP vem apresentando uma história de talento e dedicação à música. Depois da contração de novos músicos no final de 2017 e com o quadro completo, a Orquestra Sinfônica do Paraná retoma ao 38º FIML com apresentação no Teatro Ouro Verde.

MÚSICA DE CÂMARA

WIND ENSEMBLE

Formado por renomados professores que ministrarão as aulas dos instrumentos de sopros durante o Festival, o quinteto prepara um belíssimo repertório para o público londrinense. Rubem Schuenck (flauta), Luís Carlos Justi (oboé), Pedro Robatto (clarinete), Adalto Soares (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote).

QUARTETO RADAMÉS GNATTALI

Os quatro instrumentistas além de homenagear um dos maiores gênios da música brasileira, investem na aproximação entre a produção de câmara latino-americana e o público contemporâneo. Carla Rincón - Violino I, Andréia Carizzi -Violino II, Hugo Pilger – Violoncelo e Marco Catto – Viola.

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

ANGELA MARIA E SIMONE MAZZER – ENCONTRO DE DIVAS

O Show Encontro de Divas trará a Londrina uma brilhante noite resgatando o glamour da Música Popular Brasileira com Angela Maria e Simone Mazzer.
Angela Maria que em 2017 completou 70 anos de carreira é considerada um dos maiores nomes da música nacional, Simone Mazzer é um tornado que surgiu há muito tempo e que veio para causar, despertar e fazer diferença dentro do cenário musical brasileiro. Encontro de Divas promete arrepiar os presentes.

CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Com quarenta anos de fundação o Clube do Choro de Brasília segue comemorando e revisitando obras dos grandes compositores da música popular brasileira, trazendo ao 38º FIML obras-primas de nomes consagrados da nossa música, revistas e atualizadas pelos arranjos e interpretações de alguns dos maiores instrumentistas atualmente em atividade no país.

ALL THAT JAZZ

Quem gosta de jazz e outros gêneros musicais não pode perder. Quem não gosta, passa a gostar, porque acima de qualquer preferência musical, está a competência e a criatividade dos músicos convidados, “feras” reconhecidas nacionalmente.

RECITAL DE PIANO COM OLGA KIUN

Com extenso currículo, a exímia pianista desembarca em Londrina durante o 38º FIML. Olga Kiun, pianista russa radicada em Curitiba desde o início dos anos 90, se tornou uma das mais conceituadas professoras de piano no país. Lecionou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de ter atuado com solista em importantes grupos, como as Orquestras Sinfônicas dos estados de São Paulo e do Paraná.

RECITAL DE PIANO COM ALAN DUARTE MANHAS

Pianista brasileiro radicado na Alemanha, Alan Duarte Manhas fará apresentação com obras de Frederic Choppin.


SEXTA NA CONCHA

Sexta-feira é dia de música na concha acústica de Londrina durante a programação do 38º FIML. No dia 20/07, o esperado Dia Mundial do Rock contará com várias bandas importantes que subirão ao palco com direção de Paulão Rock and Roll. Já no dia 27/07 o espetáculo ficará por conta da Banda Sinfônica do 38º FIML sob regência do baiano Lélio Alves.

FESTIVAL BY NIGHT

Como já é tradição no Festival Internacional de Música de Londrina, o Bar Valentino recebe o Festival by Night. Neste ano, além do melhor do Jazz e MPB com renomados artistas convidados, professores e alunos, o Festival by night promoverá o lançamento dos Cds dos londrinenses Bernardo Pellegrini e Trio Mambembe.

KIDS FESTIVAL

O Kids Festival propicia uma verdadeira “colônia de férias” para crianças a partir dos 04 anos de idade que além do aprendizado musical têm a vantagem do convívio com novos amigos. Detre os cursos oferecidos estão: violino, flauta, banda de garagem, prática de orquestra e a prática de coral. Ao final de uma semana, estes jovens aprendizes presenteiam o público com belíssimas apresentações.

OS SALTIMBANCOS

Do grande artista brasileiro Chico Buarque, o musical infantil Os saltimbancos integra música, teatro, dança e artes circenses. Comemorando os 50 anos de estreia do musical no Brasil, a montagem contará com a participação do Grupo Chorus, Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã, Cia. EB de teatro e músicos convidados. Na direção do espetáculo: Emerson Betiati.

A DAMA DAS CAMÉLIAS

O romance passional de Alexandre Dumas Filho, A Dama das Camélias, é considerado um clássico da dramaturgia mundial. A história caiu nas graças da plateia desde a sua estreia na metade do século XIX. Na montagem do 38º FIML terá a participação do Ballet de Londrina com coreografia de Leonardo Ramos, 15 músicos convidados e quinteto de cordas. Com música de Frédéric Chopin, um dos maiores compositores românticos de todos os tempos o espetáculo conta ainda com a direção musical de Marco Antônio de Almeida.

ÓPERA CARMEN

Para marcar o Encerramento do 38º FIML, um grandioso concerto com uma das mais populares óperas do mundo: Carmen, de Georges Bizet. Em formato de ópera pocket contará com 5 solistas e 35 músicos da Orquestra do 38º FIML sob regência do Maestro Daisuke Soga (Japão) e Direção de Kalinka Damiani.



REGIONALIZAÇÃO

O Festival Internacional de Música de Londrina proporciona uma extensão da sua programação para além da cidade de Londrina, ofertando atividades para as cidades da região. Com o compromisso de ampliar o acesso cultural e artístico dessas regiões já estão confirmadas 03 atrações na cidade de Apucarana e apresentação do espetáculo Os Saltimbancos na cidade de Ibiporã.