Notícias

Recital de Piano abre a Série...E o Festival Continua do 38ºFIML

  • por Ascom FIML : Alea/Doc
  • O pianista Marco Antônio de Almeida, diretor artístico do FIML

“Paixão pelo Piano” é o recital que o pianista londrinense, radicado na Alemanha, Marco Antonio de Almeida realiza neste sábado, 29 de setembro, abrindo a Série... E o Festival Continua 2018/2019. Almeida é diretor artístico do Festival Internacional de Música de Londrina. O recital será no Centro Cultural SESI/AML com início às 19h.

O pianista interpretará composições de Johann Sebastian Bach; Ludwig Van Beethoven; Franz Liszt; Frédéric Chopin e Manuel de Falla. O ingresso para o recital é a doação solidária de um quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas e reservas antecipadas de ingressos podem ser feitas pelo e-mail fml@fml.com.br constando: nome, RG e telefone de contato. A entrega do alimento é feita no local.

A proposta desta etapa do festival - Série... E o Festival Continua - é estabelecer parcerias institucionais, estendendo as atividades do Festival Internacional de Música de Londrina para além do mês de julho, ampliando o acesso cultural à população paranaense.

Programa
As duas obras de Johann Sebastian Bach que abrem o recital, “Prelúdio para órgão em sol menor” (para órgão) e “Jesus Alegria dos Homens” (obra coral), são transcrições para o piano do músico russo, Alexander Siloti e do grande intérprete de Beethoven, Wilhelm Kempff, respectivamente. Ambos colocaram no piano as cores e as dificuldades da obra original.

Na sequência, a “Sonata Patética” - Sonata para piano No. 8 em Dó menor, op. 13- de Ludwig Van Beethoven traduz um pouco dos sentimentos do compositor em seus três movimentos. O 1º movimento em dó menor tem uma tonalidade escura, dramática, sofredora, talvez refletindo os primeiros sinais de surdez de Beeethoven. O 2º movimento vem em battalion tonalidade, luminosa, plena de esperança, como se o compositor usasse essa tonalidade para aliviar seu destino. É um dos mais belos movimentos de Beethoven. E o 3º movimento, retorno ao dó menor, tem caráter conformista, repetitivo, calmo, como se Beethoven fizesse as pazes com seu destino.

Do importante compositor espanhol do sec. XX, Manuel de Falla, Marco Almeida interpretará duas obras compostas para ballet: “Dança do Molinaro”, que faz parte do Ballet “O Chapéu de 3 Bicos” e “Dança Ritual do Fogo” do Ballet “El Amor Brujo”. Interpretará também três Noturnos sendo, dois de Frédéric Chopin e um de Franz Liszt. “Noturnos op.9 nºs 1 e 2”, fazem parte de um conjunto de três noturnos, que Chopin dedicou a Madame Camille Pleyel. E o Noturno “Sonho de Amor” (Rêve d`amour), de Liszt faz parte de um compêndio de três peças do compositor e se tornou bastante popular.

Almeida encerra o recital com A Polonaise em Lá bemol maior, op. 53, (Heroica) de Chopin, em que o compositor retrata nesta dança típica da Polônia (a polonaise) o espírito heroico e de revolta de um povo, contra a ocupação russa entre 1831 e 1870.

O pianista
Marco Antonio de Almeida é londrinense, pianista, concertista e professor. Conhecido internacionalmente, dedica especial atenção à divulgação da música brasileira no exterior e foi laureado com diversos prêmios nacionais e internacionais.

Professor de vários Festivais de Música como o de Campos do Jordão e co-fundador dos Festivais de Música da Paraíba e Cascavel (PR). Artista convidado do Festival do Verão de Taormina - Sicília, membro do júri do Concurso Internacional de Piano A. Rubinstein e do Concurso Internacional de Piano BNDES.

Desde 1995 é membro de Sociedades Alemã de Música e Medicina, desenvolvendo intenso trabalho na área de prevenção e terapia de enfermidades dos músicos. Desde 1980 é professor catedrático da “Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo” e em 1996 assumiu a cátedra de Metodologia do Ensino do Piano na “Universidade Martin-Luther Halle-Wittenbertg”, Alemanha. Diretor Artístico do Festival de Música de Londrina edições 1990 a 1994 e retornando em 2006 até hoje.

O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Serviço:

Recital “Paixão pelo Piano” – Marco Antônio de Almeida.
Série... E o Festival Continua 2018/2019.
• Dia: 29 de setembro/sábado | às 19h.
• Local: Centro Cultural Sesi/AML (em frente a concha acústica).
• Ingresso solidário - doação de 1kg de alimento não perecível.
• Reservas antecipadas de ingressos pelo e-mail fml@fml.com.br constando: nome, RG e telefone de contato.

Outras Notícias