Olga Kiun - Lançamento de Livro e CD para o livro “A Escola Russa de Piano” de A. Nikolaiev

“A Escola Russa de Piano” de A. Nikolaiev é um dos mais populares métodos para o ensino de piano adotados pelo sistema de ensino de música da antiga União Soviética. Representando o trabalho de um número de distintos professores e pianistas, é por muitos considerado um dos mais sistemáticos e bem sucedidos métodos progressivos de piano já produzidos.
Seus méritos residem na abordagem plenamente musical, buscando a aquisição de musicalidade geral, desenvolvimento do ouvido musical, senso de ritmo, habilidades técnicas, memória, expressividade e interpretação. Isso é feito com base em uma compilação de peças e estudos acompanhadas de explicações metodológicas, meticulosamente organizada de modo a introduzir gradativamente todos os aspectos técnicos e teóricos que os estudantes necessitam aprender nos primeiros anos, e que resumem a tradição pedagógica identificada como “escola russa de piano”. O repertório é uma mistura rica e bem equilibrada de material folclórico e erudito proveniente de diversos países ou de autoria de compositores reconhecidos.
Publicado inicialmente na década de 1950, este livro é até hoje editado pela Editora Musyka (Rússia), já tendo sido publicado também nos Estados Unidos (Boosey & Hawkes, 1981) e Alemanha (Sirkosky, 1999). Esta primeira edição em português foi viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da cidade de Curitiba, com o apoio do Grupo Positivo, e por iniciativa da renomada professora e pianista russa radicada no Brasil, Olga Kiun.
A edição brasileira vem revisada e conta com algumas novidades, como a introdução de melodias e arranjos do folclore brasileiro, assim como de peças de compositores brasileiros reconhecidos. Além disso, é acompanhada de dois CDs com as peças gravadas pela própria pianista Olga Kiun, e com a participação do pianista Paulo E. P. Andrade nas peças a quatro mãos.
No texto de apresentação, Olga Kiun declara: “Esta edição em português é um sonho meu de muito tempo: deixar este método à disposição de professores e alunos aqui no Brasil. Pessoalmente, tive experiências inacreditáveis com ele, com alunos de todas as idades, resultando, quase sempre, em progresso rápido e no despertar de um grande interesse e entusiasmo dos alunos pela música.”


Voltar