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21º SPEM movimentou professores, estudantes e profissionais da área

  • por Ascom FIML : Alea/Doc
  • Palestrantes do 2º dia do SPEM . Foto: Elvira Alegre

Durante três dias, no anfiteatro do CESA, na UEL, participantes do 21º Simpósio Paranaense de Educação Musical discutiram em diversas atividades o tema A Formação Musical e Pedagógica nos Cursos de Licenciatura em Música.

“O curso de música da Universidade de Londrina está completando 25 anos. Foi mais uma oportunidade de discutirmos e aprofundarmos o tema. Nas mesas redondas tivemos a participação de professores, de egressos e estudantes, o que ampliou a visão sobre o assunto e apresentou a atividade em seus diversos espaços de atuação”, disse Helena Loureiro, coordenadora do SPEM.

O 21º SPEM, evento de caráter científico, foi uma promoção do departamento de Música da UEL, com o apoio do 38º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), realizado entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. A programação contou com lançamento de livros, mesas redondas, oficinas (salas do CECA) e apresentações musicais.

Um mestrado com tema em Hip Hop

A professora, Vânia Fialho da UEM foi uma das participantes da Mesa Redonda de discussões, no segundo dia do SPEM e já defendeu tese de mestrado sobre Hip Hop na educação.

“Na época eu trabalhava na educação básica e meus alunos tinham esta vivência (hip hop), então iniciei um trabalho com esta demanda em sala de aula. Foi impactante e a área de educação musical começou a entender o que era a atividade e a importância do resgate da cultura daqueles alunos”, conta Fialho.

Embora o assunto não tenha sido o foco do tema da mesa redonda do 21º SPEM o estudo ainda é atual e se enquadra na formação musical do pedagogo. “Faz parte o resgate do valor de determinadas questões que ampliam fronteiras para os participantes e trazem assuntos como este para o centro de discussões. Esta é uma das finalidades do SPEM”, explica Magali Kleber, diretora pedagógica do 38º FIML.



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