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38º FIML encerra com a ópera concertante Carmen de Bizet

  • por Ascom Alea/Doc
  • O Concerto de Encerramento do 38º FIML terá regência do maestro japonês Daisuke Soga. Foto: Elvira Alegre e Roberto Custódio

O 38º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) encerra em grande estilo a sua programação artística com a Ópera Concertante, Carmen de Georges Bizet, com dois espetáculos no Teatro Ouro Verde, na sexta-feira (27) e no sábado (28), ambos às 20h30, com mais 150 integrantes no palco. Na noite de sábado, às 20h, no saguão do teatro, o público será recepcionado com um recital da classe de contrabaixos.

Em forma de concerto e com a dramaturgia induzindo mais o enredo do que encenando, a Ópera Concertante Carmen do festival contará com uma Orquestra formada por músicos de projetos sociais, alunos do FIML, Coro adulto, com mais de 80 integrantes, preparado pelo professor Ângelo Dias e Coro Infantil, com 16 integrantes, preparado por Monique Kodama.

Os quatro solistas que representam os personagens da Ópera Carmen são a mezzo - soprano Ariadne Oliveira (Carmen), a soprano Kalinka Damiani (Micaela), o tenor Ricardo de Castro (D.José) e o barítono Douglas Hahn (Toureiro). A estudante da classe de prática de ópera, Maria Carolina Brandão, se apresenta em um dueto e as estudantes da mesma classe, Alessandra Winster de Araújoe Flávia Striquer Lima farão o papel de “Frasquita” (amiga de Carmen).

O espetáculo conta ainda com a participação especial da Cia Michel Càssin de Dança Flamenca. A direção musical é de cantora lírica Kalinka Damiani e a regência do conceituado maestro japonês, Daisuke Soga, professor do festival e que dá ao espetáculo um estilo pessoal, conhecido do público londrinense.

O formato pocket traz uma versão mais enxuta com os principais momentos da ópera Carmen, sem perder o enredo. A abertura será feita pela orquestra e ao longo do espetáculo os grupos, duetos e solos vão se apresentando. Os ingressos para a Ópera Concertante Carmen custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia.

Carmen
Em seu artigo na Revista Será?, Frederico Toscano diz que alguns autores consideram Carmen como a primeira ópera feminista da história por seu caráter transgressor em um mundo governado por homens. “Não é à toa, que a obra foi alvo de severas críticas em sua estreia”, comentou Toscano.
Realmente, em 1875, quando encenada pela primeira vez em Paris, Carmem chocou a plateia presente e foi um verdadeiro fracasso. O compositor Georges Bizet não sobreviveu tempo suficiente, para ver logo depois sua ópera se transformar em uma das preferidas do público. Faleceu três meses depois da estreia.
Com estrutura da Ópera-Comique, a música traz inovações, com variedades de tons e estilos. Essa variedade não é gratuita. Carmen reflete uma visão complexa e profunda dos contrastes internos da própria vida.
A ópera conta estória da cigana Carmen, desprovida de moral, que seduzia com seus talentos os homens, entre eles o cabo do exército Don José. Ela o afasta da sua noiva Micaela, dando início a uma confusa e trágica trama de amor, finalizada com um assassinato.

O Maestro Daisuke Soga
Um dos mais jovens regentes de orquestras no Japão. Daisuke Soga nasceu em 1965, Osaka. Iniciou seus estudos em 1984 na Toho Gakuen School of Music, estudando Contrabaixo e Regência. Estudou Contrabaixo na Ciprian Polumbescu Musical Academy / Romênia, com Ion Cheptea, e na Hochschule für Musik / Viena; e Academia Musicale Chigiana / Sienna. Foi aluno de Regência de Giuseppe Sinopoli, Bernard Haitink, Seiji Ozawa, Ferdinand Leitner, Robert Spano, Gustav Meier, Leon Fleischer, Uros Lajovic, Ilya Musin, Peter Schwarz, Masahiko Tanaka e Tadashi Mori.
Ganhou diversos prêmios: Besançon (Gran Prix), Geneve, Prague, Toscanini, entre outros. Em 1998 Soga ganhou o IV International Kirill Kondrashin Competition for Young Conductors. O presidente do júri, em nome dos demais membros referiu-se a Soga (incluindo Kurt Sanderling, Edo de Waart e Viktor Liberman) "habilidade em colocar grande dramaticidade e caráter nos diferentes estilos de música, clareza em sua técnica e surpreendente maturidade e profissionalismo”. Estas qualidades colocam Soga entre os primeiros, devido não somente ao seu grande talento e determinação, mas também a sua extensa carreira orientada por grandes mestres e vasta experiência com orquestras profissionais.

Kalinka Damiani
Graduada e pós graduada em música, estudou com Neyde Tomas e integrou o projeto “Tela Lírica”, intercâmbio do Teatro Guaíra e Universidade e Conservatório de Adria, Itália.Entre suas premiações estão: Melhor soprano leggero, Melhor intérprete de Mozart e Prêmio do público no Concurso Maria Callas; 1º lugar Concurso Carlos Gomes; Troféu ABAL - melhor intérprete de Carlos Gomes; 1º Prêmio no Concurso Aldo Baldin; 1º lugar – Concurso Bianca Bianchi.
Atuou nas óperas L’Elisir d’Amore, La Traviata, Die Zauberflöte, I Capuleti e I Montecchi, Zaíra, La Serva Padrona, Il Guarany, Rigoletto, O Empresário, O Rapto do Serralho, Giulio Cesare, L´ Enfant et Le Sortilèges, A Viúva Alegre, O Barbeiro de Seviglia, Lucia di Lammermoor, La voix humaine e recentemente, Cosi fan Tutte. Em concerto foi solista da Nona Sinfonia e Fantasia Choral de Beethoven, Requiem de Mozart, Missa Sta Cecilia de Gounod, A Criação de Haydn, Messiah de Handel, Carmina Burana de Orff, Gloria de Vivaldi, A Floresta do Amazonas de Villa-Lobos e Les Illuminations de Britten. Gravou o CD Carmina Burana lançado na Alemanha com a Camerata Antíqua de Curitiba e o DVD Madrigali D’Amore com o grupo Cantus Firmus. Criou os projetos “Pisando no Palco” de prática de repertório e “Cirandas” premiado pela Funarte com a música de Villa Lobos.
De sua performance em La Traviata a revista Opera Actual de Barcelona manifestou: “sobresalió Kalinka Damiani con una excelente preparación a nível vocal e interpretativo, com una voz de timbre elegante (...)Desde 2011 leciona no Festival de Música de Londrina somando 10 produções com os alunos da classe de ópera .

Ariadne Oliveira
Natural de Curitiba, iniciou seus estudos musicais na Escola de
Música e Belas Artes do Paraná, graduando-se em 2002 na Classe de Canto da
renomada soprano Neyde Thomas. Através de uma bolsa de estudos concedida pela
Fundação VITAE em 2005, aperfeiçoou-se em Milão (Itália) com a mezzo soprano
Bianca Maria Casoni (professora da Accademia do teatro Alla Scala de Milão) e em
Berlim, também fez aulas de aperfeiçoamento com o barítono Roman Trekel, famoso
cantor da Ópera Estatal de Berlim (Alemanha).Vencedora dos concursos de canto mais importantes do país, (a exemplo do Maria Callas e Bidu Sayão, etc), Ariadne Oliveira debutou no papel de Rosina, da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, no Theatro São Pedro, em São Paulo, no ano de 2005. Desde então, tem se apresentado em importantes teatros do Brasil e já cantado em outros países, tais como a Itália, Argentina e Alemanha. Em Março de 2017 recebeu em São Paulo, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e
Ensino – Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, o título de “Comendadora,” em
reconhecimento aos seus feitos artísticos, premiações e contribuições à Cultura do
País, tendo recebido da mesma instituição a láurea de “Excelência da Música Erudita
– Maestro Carlos Gomes,” em Fevereiro de 2018.

Douglas Hahn
Natural de Joinville/SC teve sua formação com Rio Novello e Neyde Thomas. Debutou em 1996 com a ópera Il Guarany, iniciando assim sua trajetória nos teatros e salas de concertos mais importantes do Brasil e América do Sul tendo em seu repertório mais de 40 papéis. Na Itália debutou com Don Giovanni e La Bohème na cidade de Adria/Rovigo. Estreou na Sala São Paulo junto a OSESP com a Oitava Sinfonia de Mahler. Trabalhos mais recentes destacam-se Un Ballo in Maschera no Palácio das Artes; L amore dei tre rè e Falstaff no Teatro São Pedro (SP); Le nozze di Fígaro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Don Pasquale no Teatro São Pedro (RS); Fidélio e Nabucco no Theatro Municipal de São Paulo. Na Argentina, com as óperas Poliuto, Loreley e Aida no Teatro Avenida (Buenos Aires); Tristan und Isolde no Teatro Argentino de La Plata; Lucia di Lammermoor no Teatro Douglas Hahn – barítono San Martin Libertador em Córdoba; Teatro Colón com as óperas Un Ballo in Maschera e Macbeth. Como diretor artístico da Sociedade Harmonia Lyra de Joinville, tem promovido projetos culturais para formação de público como o projeto Interlúdio e o Festival de Ópera de Joinville.

Ricardo de Castro (RS)
Estudou com Neyde Tomas e Rio Novello em Curitiba. Aperfeiçoou-se com renomados mestres como Jaume Aragal (Espanha), Isabel e Benito Maresca (SP), Ricardo Tutman (RJ), Martina Graff (Alemanha), Carlos Harmuch (Suiça), Luigi Alva (Itália), Tamas Salgo, (Hungria), Ulrike Graff e Eduardo Álvares (RJ). Integrou o projeto “Tela Lírica”, intercâmbio entre o Teatro Guaíra e o Conservatório de Adria na Itália. Venceu o concurso Aldo Baldin em 2001 e 2008. Foi solista das óperas Madama Butterfly, Carmen, L’elisir D’amore, Die Zauberflöte, Bastien e Bastienne, Porgy and Bess, Il Guarani, Rigoletto, L’enfat et le sortilège, La Traviata, Cantata do Café, L’enfant Prodigue com destaque para A Viúva Alegre e O Rapto do Serralho, sob a regência de Julio Medaglia, Cosi fan tutte com maestro Alessandro Sangiorgi, Der Freischütz, no Teatro Guaíra em Curitiba sob a batuta de Stefan Geiger e recentemente Macbeth com regência de Emiliano Patarra. Em concerto foi solista da Nona Sinfonia de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Paraná no Teatro Guaíra sob regência do maestro Osvaldo Ferreira e com a OSUEL no Festival de Música de Londrina com quem também cantou a Missa Santa Cecília de Gounod sob regência de Maurizio Colasanti. Desde 2012 colabora como professor do Festival de Música de Londrina.

Assinatura: O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Ministério da Cultura, Sanepar, Unopar, Prefeitura do Município de Londrina, Unimed, Vanguard Home, Plaenge, Caixa, Horizon, Dental Clean, Gastroclinica, Grupo Marajó, Vernie Citroen, Sinpro, Sistema Fiep/Sesi.
Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/Uel Fm 107,9, Sesc- Fecomercio, Sonkey, Bar Valentino, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Instituto GPA, Instituto Zeca Pagodinho, Escola de Música da Rocinha, Arte e Vida Centro de Convivência, Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, Buffet Planalto, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, APP Sindicato Londrina, Antiquário M. Simões

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