Notícias

João e Maria em Apucarana

  • por Ascom Alea/Doc
  • Ópera Infantil João e Maria. Foto: Elvira Alegre e Roberto Custódio

João e Maria é uma estória dos Irmãos Grimm conhecida do público e que será contada em forma de ópera infantil pelos estudantes da classe de Prática de Ópera do 38º Festival de Música de Londrina, sob a direção da professora do grupo, Kalinka Damiani.

Neste domingo (22), o espetáculo será apresentado na cidade de Apucarana, às 16h no Teatro Fênix com entrada gratuita.

A adaptação do conto para uma ópera foi feita pelo compositor Engalbert Humperdink, com a primeira apresentação em 1893, na Alemanha. No Festival de Música este formato de ópera é realizado pela sexta vez. Kalinka Damiani explica que as partes principais da montagem são distribuídas entre os estudantes e durante a performance do espetáculo, um narrador vai contando a estória para a melhor compreensão do público e o aproximando da obra. Nesta montagem de João e Maria, o narrador será o ator Remir Trautwein e acompanhando os atores, a pianista Clenice Ortigara.

O trabalho foi preparado em uma semana. A novidade é que os 13 estudantes da classe de ópera vão cantar em alemão, língua original em que o conto foi adaptado. “Foi um trabalho intensivo, com ensaios, tradução, discussão de figurinos. A opção por fazer o espetáculo em alemão foi para que os alunos experimentassem realmente a prática de uma ópera. Nós os tiramos da zona de conforto e é uma ótima experiência”, conta Kalinka.

O espetáculo voltado para o público infantil tem duração de uma hora e traz no libreto algumas diferenças do conto original dos Irmãos Grimm. Na versão da ópera, a mãe não é madrasta. Foram acrescentados personagens como fadas e os pais de João e Maria são mais participantes. O figurino foi montado pelos próprios alunos buscando as características de cada personagem.

Outras Notícias

Patrocinadores 38º FIML