Notícias

Camerata Jovem do Festival traz iniciantes virtuosos

  • por Ascom Alea/Doc
  • A Camerata do 38º FIML é formada por alunos de várias partes do país e regência do maestro japonês Daisuke Soga (Foto: Elvira Alegre)

O concerto da Camerata Jovem Unopar do 38º Festival Internacional de Música de Londrina promete surpreender a todos, segundo o premiado maestro japonês Daisuke Soga, regente da Camerata, formada em sua maioria por instrumentos de cordas.

Agendado para este sábado (21), a partir das 20h30, no Teatro Ouro Verde, com ingressos a R$ 30,00 a inteira e R$ 15,00 a meia, o concerto reúne 36 jovens músicos, estudantes do festival, vindos dos projetos sociais Projeto Guri, Açāo Social pela Música, Instituto GPA e Instituto Zeca Pagodinho, além de convidados.

“A qualidade técnica destes jovens é muito boa. As peças que serão executadas não são fáceis. São jovens de muito potencial”, complementa Soga. O programa traz “4 Momentos”, de E. Aguiar; “Suíte Holberg”, de Edvard Grieg e “Quatro Estações Portenhas”, de Astor Piazzolla.

A peça de Piazzolla, que tem arranjos do russo Leonid Desyatnikov, terá como solista o violinista Leonardo Jaffé primeiro brasileiro aceito na Yehudi Menuhim School (Inglaterra), uma das mais renomadas escolas de violino do mundo.

O solista Leonardo Jaffé
Leonardo Jaffé, jovem músico, carrega um sobrenome que já entrou para a história do ensino dos instrumentos de cordas dentro e fora do Brasil. Começou a estudar violino aos cinco anos e sua estreia como solista aconteceu em 2008, com apenas 10 anos, quando se apresentou no Teatro Coliseu, em Santos, solando o “Concerto em Lá Menor” de Antonio Vivaldi. Desde então vem participando de vários festivais pelo Brasil, como o Femusc, sendo Spalla da Mega Orquestra sob a regência de Alex Klein em 2010 e 2011. Teve aulas com Leon Spierrer, Marcelo Guerchfeld, Charles Stegmann e Shmuel Ashkenasi.

Nos Estados Unidos, esteve no Michigan para o Interlochen Summer Arts Camp, sendo Spalla da Interlochen Symphony Orchestra e regendo o hino da escola. Na Flórida, participou do Summer Music Academy, sendo escolhido para tocar o Concerto de Max Bruch no Honor’s Recital. Passando pela University of Georgia, participou em Master Classes com o Professor Levon Ambartsumian. Atuou como solista em turnês pela Argentina, Estados Unidos e Itália.

Em 2011, Leonardo obteve o 1º lugar no Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, em Juiz de Fora, Minas Gerais .Em 2012, com apenas 14 anos, teve sua debut a frente de uma Orquestra Sinfônica, tocando o Concerto de Mendelssohn com a Orquestra Filarmônica de Manaus, no Teatro Amazonas, sob a regência do Maestro Luiz Fernando Malheiro. Em 2013, Leonardo mudou-se para a Yehudi Menuhin School, na Inglaterra. Sendo o primeiro aluno brasileiro a ingressar nesta, que é certamente uma das mais renomadas escolas de violino do mundo. Em novembro de 2014, Leonardo estreou no Carnegie Hall em NY com enorme sucesso, tocando Wieniawsky.

No verão de 2015, participou do Crans-Montana Classics, na Suíça, sendo mais uma vez o primeiro brasileiro a participar, tendo aulas com Cihat Askin, Hagai Shaham, Zakhar Bron e Shlomo Mintz. Em 2016 realizou uma turnê de recitais pela Flórida e interpretou a Carmen Fantasy de Pablo de Sarasate e no mesmo ano, em Namur na Bélgica, o Concerto Duplo de Bach com Sophia Prodanova e a Yehudi Menuhin School Orchestra. Em 2017, depois de formar-se na Yehudi Menuhin School, mudou-se para os Estados Unidos, tendo conquistado um lugar no prestigioso New England Conservatory, em Boston.

O Maestro Daisuke Soga
Um dos mais jovens regentes de orquestras no Japão. Daisuke Soga nasceu em 1965, Osaka. Iniciou seus estudos em 1984 na Toho Gakuen School of Music, estudando Contrabaixo e Regência. Estudou Contrabaixo na Ciprian Polumbescu Musical Academy / Romênia, com Ion Cheptea, e na Hochschule für Musik / Viena; e Academia Musicale Chigiana / Sienna. Foi aluno de Regência de Giuseppe Sinopoli, Bernard Haitink, Seiji Ozawa, Ferdinand Leitner, Robert Spano, Gustav Meier, Leon Fleischer, Uros Lajovic, Ilya Musin, Peter Schwarz, Masahiko Tanaka e Tadashi Mori.

Ganhou diversos prêmios: Besançon (Gran Prix), Geneve, Prague, Toscanini, entre outros. Em 1998 Soga ganhou o IV International Kirill Kondrashin Competition for Young Conductors. O presidente do júri, em nome dos demais membros referiu-se a Soga (incluindo Kurt Sanderling, Edo de Waart e Viktor Liberman) "habilidade em colocar grande dramaticidade e caráter nos diferentes estilos de música, clareza em sua técnica e surpreendente maturidade e profissionalismo”. Estas qualidades colocam Soga entre os primeiros, devido não somente ao seu grande talento e determinação, mas também a sua extensa carreira orientada por grandes mestres e vasta experiência com orquestras profissionais.

Assinatura: O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Ministério da Cultura, Sanepar, Unopar, Prefeitura do Município de Londrina, Unimed, Vanguard Home, Plaenge, Caixa, Horizon, Dental Clean, Gastroclinica, Grupo Marajó, Vernie Citroen, Sinpro, Sistema Fiep/Sesi.
Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/Uel Fm 107,9, Sesc- Fecomercio, Sonkey, Bar Valentino, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Instituto GPA, Instituto Zeca Pagodinho, Escola de Música da Rocinha, Arte e Vida Centro de Convivência, Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, Buffet Planalto, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, APP Sindicato Londrina, Antiquário M. Simões.

Outras Notícias

Patrocinadores 38º FIML