Notícias

Londrina ao som do Choro

  • por Ascom Alea/Doc
  • Foto: Divulgação

Os professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello de Brasília (DF) estão no 38º FIML ministrando o curso de Prática de Roda de Choro e, nesta quinta-feira, os músicos Fernando César (violão), Léo Benon (cavaquinho), Sérgio Morais (flauta transversal) e Valerinho Xavier (percussão) sobem ao palco do Teatro Crystal. A apresentação da Roda de Choro está agendada para às 19h e os ingressos podem ser adquiridos no valor de R$20,00 e R$10,00 (meia entrada).

Os músicos, que participam pela terceira vez do FIML, estão honrados com o convite: “É um prazer estar aqui no festival, achamos muito importante eventos como o Festival de Música de Londrina, que fomentam a cultura local e nacional. É sempre muito gratificante passar nosso conhecimento para as pessoas”, diz Fernando César.

O repertório é composto por grandes nomes do choro como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Altamiro Carrilho, além de composições próprias. “(a apresentação) Será uma dinâmica entre o cavaquinho e flauta, a flauta e o pandeiro e os solos dos instrumentos”, afirma o músico.

Sobre os integrantes
Atualmente, os músicos são professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello em Brasília, e atuam no cenário musical brasileiro com seus projetos conjuntos e individuais. Fernando César está na cena musical do choro desde 1981 quando iniciou sua carreira tocando junto de seu pai e seu irmão. Desde então, já tocou com diversos artistas do meio como Raphael Rabello, Paulinho da Viola e Dino Sete Cordas e já fez apresentações em diversos países.

Léo Benon é licenciado e mestre em música pela Universidade de Brasília (UnB). Lançou CD solo em 2013 e participou de apresentações com diversos músicos como Carlos Poyares, Evandro Barcellos e Carlinhos Bombril. Já se apresentou e ministrou palestras na Europa e na África.

O músico Sergio Morais já se apresentou com as orquestras Filarmônica de Brasília, Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e da Sinfônica da UFMT. Já tocou com os artistas como Altamiro Carrilho, Hamilton de Holanda e Amélia Rabello, entre outros artistas.

Valerinho já trabalhou com Altamiro Carrilho, Paulinho da Viola, Armandinho, entre outros. Além disso, já se apresentou em vários países do continente americano, europeu e do oriente médio.

Assinatura: O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Ministério da Cultura, Sanepar, Unopar, Prefeitura do Município de Londrina, Unimed, Vanguard Home, Plaenge, Caixa, Horizon, Dental Clean, Gastroclinica, Grupo Marajó, Vernie Citroen, Sinpro, Sistema Fiep/Sesi.
Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/Uel Fm 107,9, Sesc- Fecomercio, Sonkey, Bar Valentino, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Instituto GPA, Instituto Zeca Pagodinho, Escola de Música da Rocinha, Arte e Vida Centro de Convivência, Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, Buffet Planalto, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, APP Sindicato Londrina, Antiquario M. Simões.


Texto: Estagiária Aline Schmidt com orientação da jornalista Emilia Miyazaki (Assessoria de Imprensa 38º FIML)

Outras Notícias

Patrocinadores 38º FIML