21º Simpósio Paranaense de Educação Musical

30 de julho a 1 de agosto de 2018
Londrina – PR

 

O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para até 15/07

Tema

A formação do músico professor na licenciatura

Apresentação

                             

Neste ano, em que o curso de Música da Universidade Estadual de Londrina (UEL) completa 25 anos de existência, o Departamento de Música e Teatro, em conjunto com o Festival Internacional de Música de Londrina, vem propor o 21o Simpósio Paranaense de Educação Musical (SPEM), convidando pesquisadores, estudantes, profissionais e interessados na área de Educação Musical para refletirem a respeito da formação musical e pedagógica nos cursos de licenciatura em Música. Nesse sentido, ressaltamos, a importância de uma formação musical consistente, que dê suporte a uma atuação pedagógica consciente e fundamentada, de acordo com as necessidades do contexto atual da educação musical no Brasil. Tivemos, recentemente, a Resolução CNE/CP 002/2015, que define as diretrizes para a formação de professores, a publicação da Base Nacional Comum Curricular, entre outras mudanças no cenário educacional brasileiro, que vêm interferir diretamente nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura. Além disso, as condições socioeconômicas parecem exigir profissionais cada vez mais aptos a atuarem num espectro amplo de atividades envolvendo música e educação.                            

Paralelamente, pode-se notar a multiplicidade de práticas pedagógico-musicais realizadas em espaços diversos, bem como um grande número de publicações, tanto de caráter prático quanto de fundamentação, que ora se apresentam. Some-se a isso as inúmeras intersecções entre ensinar, aprender, fazer e disseminar música na atualidade, que vêm definir novas possibilidades de atuação para o músico professor. 

Nesse contexto, pretendemos constituir um espaço de trocas, diálogos e provocações de novas ideias, experiências e conhecimentos, que possam contribuir para a pesquisa e a prática de música e educação musical, de maneira significativa, para profissionais, estudantes e demais interessados na área.

Objetivos

• Congregar compositores, professores e estudantes de música, provenientes de diversas áreas de atuação, em torno da discussão sobre concepções e práticas de educação musical.
• Promover aprofundamento da reflexão e subsídio de práticas por meio da participação em mesas-redondas, grupos de trabalho, relatos e comunicações de pesquisas e experiências acerca da formação inicial, na licenciatura em Música, mediante o cenário brasileiro atual.
• Debater e refletir sobre tópicos específicos da educação musical, a fim de apresentar diversas perspectivas para a área, especialmente no que diz respeito às possibilidades e vertentes da atuação do músico professor na atualidade.
• Divulgar e fortalecer relações entre diversas concepções e práticas de educação musical existentes na realidade brasileira e, em especial, no estado do Paraná.

Público-alvo

• Músicos, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de educação musical.
• Estudantes e docentes de cursos de graduação em música.
• Profissionais que atuam com educação musical em diversos contextos educacionais e musicais.

Local de realização

Universidade Estadual de Londrina – Campus Universitário: Anfiteatro do CESA (manhã) e salas de aula do CECA (tarde).

 

Comissão organizadora

Profa. Dra. Helena E. M. N. Loureiro
Profa. Dra. Fátima C. Santos
Prof. Dr. André R. Siqueira
Prof. Me. Leandro Augusto dos Reis
Prof. Me. Ronaldo A. Matos

Chamada de Trabalhos

A Comissão Organizadora do 21º Simpósio Paranaense de Educação Musical convida pesquisadores, professores, profissionais e estudantes a submeterem trabalhos na área de educação musical a serem apresentados no evento, conforme as especificações desta chamada de trabalhos. O tema do Simpósio neste ano é A formação do músico professor na licenciatura. O recebimento e a avaliação dos trabalhos ficarão a cargo da comissão científica do evento, coordenada pela professora Dra. Fátima Carneiro Santos.

Modalidade de Trabalho

Serão aceitas inscrições de trabalhos para serem apresentados no 21o SPEM apenas na modalidade de pôster. As propostas enviadas devem corresponder a uma das seguintes possibilidades: projeto de pesquisa ou pesquisa em andamento, pesquisa concluída ou relato de experiência.

Formatação e Envio dos Trabalhos

Para submissão, devem ser enviados os resumos dos trabalhos com até 400 palavras, que devem apresentar as seguintes informações: objetivos; aporte teórico; procedimentos metodológicos; resultados parciais ou finais; considerações finais. Formatação: documento Word; 2,5 cm em todas as margens; espaçamento simples entre linhas; fonte Calibri; tamanho da fonte 12; título centralizado em negrito; nomes dos autores alinhados à direita e, em nota de rodapé, indicar formação acadêmica, instituição de vinculação e e-mail dos autores. Inserir palavras-chave (3), com suas iniciais em letra maiúscula e separadas por ponto.

Os pôsteres devem conter: título, nomes dos autores, instituição de origem, endereços eletrônicos, resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados e referências bibliográficas. Dimensões do pôster: 90cm de largura por 120cm de altura, sendo este material de responsabilidade de cada autor.

Os(as) autores(as) devem colocar seus pôsteres nos painéis no dia 30 de julho, em local e horário a serem determinados pela comissão organizadora. Recomendamos que forneçam aos participantes, por ocasião da sessão, um folheto contendo o resumo do trabalho, com o endereço e e-mail do(s) autor(es), para possíveis contatos.

Os resumos devem ser enviados para o endereço de e-mail spem.musica.uel@gmail.com até as o dia 8 de julho 15 de Julho..

Datas e Prazos Importantes


Atividade

Datas / Prazos

Envio de trabalhos

11 de junho a 15 de Julho

Avaliação pela comissão científica

até 20 de julho

Divulgação dos resultados

21 de julho

Inscrição no evento para os autores de trabalhos aprovados.

até 30 de julho


Data limite para envio de trabalhos: 15 de julho de 2018

 

21º SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL

 

30/07/2018,  segunda feira

31/07/2018, terça feira

01/08/2018, quarta feira

 

8h30

 

 Credenciamento

 

Lançamento e divulgação de livros, CDs e outros materiais

 

9h

Mesa de abertura (autoridades)

9h30

Momento Musical Boas vindas

Mesa-redonda

Mesa-redonda

10h

Conferência de abertura:
Profa.Dra.Solange Gomes Maranho (UNESPAR)

12h

Intervalo para o almoço

Intervalo para o almoço

Intervalo paro o almoço

14h

OFICINAS

OFICINAS

OFICINAS

17h

Apresentação e exposição de pôsteres

Apresentação Musical

Apresentação Musical

18h

Encerramento das  atividades  do dia

Encerramento das  atividades  do dia

Encerramento das  atividades  do dia

Lançamentos e Divulgação

A Comissão Organizadora do 21o Simpósio Paranaense de Educação Musical convida a todos os interessados a inscreverem livros, CDs e materiais afins, na área de educação musical ou relacionados a ela, a serem lançados e/ou divulgados no evento. Para isso, é necessário que o(s) autor(es) enviem as seguintes informações:

  • Especificação (livro, CD etc.)
  • Título: fonte Calibri 14, negrito, centralizado
  • Autor(es): fonte Calibri 12, alinhado à esquerda
  • Descrição: fonte Calibri 12, centralizado, até 300 palavras)
  • Outras informações que considerar necessárias (editora, gravadora, ano de publicação, etc.)

As informações devem ser enviadas em documento do Word, com 2,5 cm para todas as margens e espaçamento simples entre linhas.
Obs.: Cada autor terá até dez minutos para apresentar seu material, a partir das 8h30 do dia 31 de julho.
As informações devem ser enviados para o endereço de e-mail spem.musica.uel@gmail.com até as o dia 15 de julho de 2018.

 

Data limite para envio de informações: 15 de julho de 2018

 

NÃO ISENTOS ISENTOS

Taxa de inscrição: R$ 85,00

Dicas para Realizar a sua inscrição com sucesso:

  • Clique no botão abaixo para se inscrever
  • Confirme
  • Preencha a ficha de inscrição
  • Entre com seus dados de acesso para Concluir a inscrição
  • Selecione a forma de pagamento: PagSeguro (boleto bancário ou cartão de crédito) ou PAYPAL (Cartão de crédito)

  • Estão isentos da taxa de Inscrição os seguintes participantes
  • Alunos ou Professores do Departamento de Música da UEL
  • Quero me inscrever Quero me inscrever