Palestras e Masterclasses
Materclass
 
	                                 
	                                   
	                                  
                                      “Um surdo tocando surdo parece um absurdo?”
	                                  Despertando a Musicalidade dos surdos
	                                  O 38º Festival Internacional de Música de Londrina (38º  FIML), dentro da programação "E o Festival  Continua" realiza o evento Som da Pele, com o músico Irton Silva, conhecido  como Batman Griô, nascido e criado no berço cultural da cidade do Recife. 
	                                  Batman Griô realizará um work shop dia 21/nov às 14h no CECA  UEL  e nos dia 22 e 23 um curso  no ILES -  Instituto Londrinense de Educação de Surdos (Rua Madre Tonina Ugoline, 35). O  Músico apresentará a funcionalidade e a técnica do método de MusiLibras  que este ano, em Londrina,  está na sua  segunda edição.
	                                  O Método
	                                  O Som da Pele é uma experiência de inclusão e capacitação de  pessoas surdas. A atividade é coordenada pelo músico Batman Griô que é  pesquisador, pedagogo, luthier e produtor cultural. Através da MusiLibras -  alfabeto musical em forma de sinais visuais, metrônomo visual e instrumentos  adaptados com sensores e Leds, a música é transmitida e ensinada aos  deficientes auditivos. 
	                                  Deste trabalho do educador, surgiu os “Batuqueiros do  Silêncio”. O grupo percussivo, composto por surdos, realizou centenas de  apresentações pelo Brasil, como a cerimônia de encerramento das Paralimpíadas  Rio 2016. 
	                                  O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção  artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali  Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado  do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de  Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e  Associação de Amigos do FIML.
