Notícias

Saúde do músico será debatida no 36º FIML

  • por Ascom Alea/Doc
  • Horas de estudo e má postura podem acarretar em problemas. Fisioterapeuta Débora Beckner trata da saúde do músico

Fazendo parte do Ciclo de palestras e lançamentos da 36ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), na próxima segunda-feira, (11) será realizada uma conferência que abordará “A saúde do músico”, “A contribuição da Educação” e a “Somática na Saúde do Músico”, no Centro Cultural Sesi/AML, às 17 horas. A entrada será gratuita.

O encontro será ministrado pela fisioterapeuta Débora Beckner e tem como proposta debater o surgimento de queixas musculoesqueléticas nos profissionais de música, as condições físicas da prática musical e o instrumento em si.

Débora Beckner, graduada em fisioterapia pela Unioeste, tem formação em métodos posturais, osteopatia, método bertazzo, pilates e ginástica holística, entre outros. É especialista em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos e em Análise Transacional pela Sociedade Brasileira de Analistas T, e Mestre em Ciências da Reabilitação em postura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Devido às extensas horas diárias de estudos e apresentações, os músicos são submetidos a uma exigência que causa grande sobrecarga física. Estudos apontam que as disfunções musculoesqueléticas relacionadas à prática instrumental atingem mais de 70% dos componentes de orquestras. A profissão requer ampla diferenciação e produtividade de capacidades psicológica e física, e exigência afeta diretamente a qualidade da performance e a má postura durante a prática musical.

Além destes fatores, problemas auditivos, visuais e do complexo orofacial podem estar presentes e associados a distúrbios psicológicos, neurológicos, dermatológicos e reumatológicos. Desta forma é alarmante a frequência de problemas de saúde decorrentes da atividade profissional entre os músicos.

Festival
O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma VivoTransforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo a cultura.

Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

Outras Notícias

Patrocinadores 37º FML