Oficinas especiais

Na Programação Pedagógica do
37º Festival Internacional de Música de Londrina

Mostra Internacional

Programação Artística
Vários artístas confirmados
37º FML

Mostra Nacionais

Programação Artística
37º FML

Mostra Londrina

Programação Artística
37º FML

Programação Artística

Acompanhe a programação, de 09 a 22/07

Conheça os Professores

Internacionais e Nacionais

Bolsas

Orquestra Academia

Saiba +

4º Encontro de Composição Musical - EnCom

"Composição Musical: Diversidade e Diálogos"
12 a 14/07
 

37º Festival Internacional de Música de Londrina

O Festival Internacional de Música de Londrina constitui-se, ao longo de quase quatro décadas um dos eventos mais importantes da agenda cultural do país. Sua 37ª edição será realizada de 09 a 22 de Julho de 2017.

Com propostas inovadoras na diversidade de cursos e em todas as atividades oferecidas, o festival cumpre sua missão de proporcionar a todo e qualquer cidadão a oportunidade de participar do evento independente de seu nível musical. Dessa forma, o evento atrai cerca de 1000 jovens musicistas de todo o Brasil, de várias faixas etárias e camadas sociais atendendo a vários projetos sociais que se beneficiam da continuidade e gratuidade dos cursos oferecidos na 37ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina.

Além das ações formativas, acadêmicas, científicas e da estrutura pedagógica já intrínsecas ao festival a Programação Artística desta edição contará com três pontos culminantes denominados: Mostra Internacional, Mostra Nacional e Mostra Londrina. Em cada um destes momentos será proporcionado ao público da cidade e região acesso a apresentações artísticas de significativa expressão atingindo um público direto de 30.000 pessoas de todas as idades e classes sociais e indireto incomensurável através da Rádio UEL FM, rádio da Universidade Estadual de Londrina.

MOSTRA INTERNACIONAL, NACIONAL E LONDRINA - Com a participação de renomados professores, instrumentistas e grupos reconhecidos no Brasil e exterior, esta mostra objetiva proporcionar ao público de Londrina e região acesso a apresentações das mais variadas formações, longe dos grandes centros e capitais, possibilitando a inclusão de novos públicos e ativação de novos circuitos culturais.

Nesta 37ª edição, o FIML, em parceria com o curso de Música da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizará também o 4o Encontro Nacional de Composição Musical (ENCOM), convidando pesquisadores, estudantes, profissionais e interessados na área de Composição Musical para refletirem a respeito das diversas faces da composição presentes no cenário brasileiro. Com o tema “Composição musical: diversidade e diálogos” a previsão de data para a realização do 4º ENCOM é de 12 a 14 de julho.

Bolsas Orquestra Academia

Um destaque para essa 37ª ​edição do Festival Internacional de Música de Londrina é proporcionar a experiência para que estudantes de Projetos Sociais e estudantes de música em geral tenham a chance de fazer música junto a uma Orquestra profissional já constituída, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL).

Serão oferecidas bolsas de estudo, mediante processo abaixo descrito, contemplando: isenção da taxa de inscrição para os cursos, hospedagem e alimentação durante o evento. Cada estudante contemplado se responsabilizará por seu deslocamento de ida e volta à Londrina. 
O processo de classificação será realizado por uma comissão específica designada pela Direção Artística do FIML e OSUEL e terá as etapas: 

1. inscrição disponível neste site até 15 de junho (fechando às 24 horas)​. 

Serão necessários os seguintes itens para inscrição: 

a. preenchimento do formulário com os dados do estudante e do Projeto ou Instituição ao qual pertence;

b. envio de um vídeo para o endereço direcaoartisticafml@gmail.com com a execução das obras indicadas e referentes a cada instrumento. As obras a serem gravadas e enviadas estão à disposição neste site no link "Banco de Partituras"
2. Os resultados serão divulgados até dia 19 de junho de 2017 no site do FIML. 


Informações importantes: 

Os bolsistas dos naipes das cordas deverão estar em Londrina a partir do 05 de julho para os ensaios do Concerto de Abertura do 37º FIML a se realizar dia 09 de julho no Teatro Ouro Verde e para o Festival Beethoven que será realizado nos dias 11, 13 e 15 de julho.

Todos os bolsistas deverão permanecer em Londrina até dia 21 de julho quando será realizado o Concerto da Orquestra do 37ª FIML.
Para os casos omissos, a Comissão responsável se reserva o direito de resolução da questão. 

+Informações, Inscrições e repertório

FESTIVAL BEETHOVEN

Londrina talvez seja o único Festival de Música do país a realizar um Festival Beethoven onde serão apresentados os 5 concertos para piano e orquestra e a Fantasia Coral para piano, coro e orquestra além das Aberturas “Coriolano” e “Egmont” do celebre compositor.

Em 3 noites, 5 solistas internacionais – Julija Botchkovskaia (Russia) e Jaeeun Lee (Coreia do Sul) -  e os solistas brasileiros – Luiz Guilherme Pozzi, Allan Duarte Manhas e Leonardo Hilsdorf (todos vencedores de prêmios internacionais) – executarão 5 Concertos com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina que nessa edição recebe os bolsistas do Festival.

A regência estará a cargo de Alessandro Sangiorgi, Diretor Artístico da OSUEL.

A grande motivação desse evento é levar ao público de Londrina e região e aos jovens estudantes os mais famosos concertos para piano da literatura clássica.

Domingo - 09/07

 20h30 – Teatro Ouro Verde

Fantasia Coral para Piano, Coro e Orquestra

Solista: Marco Antonio de Almeida
Regência: Alessandro Sangiorgi

Terça-Feira - 11/07

 20h30 – Teatro Ouro Verde

Concerto nº 5 / 5º Sinfonia

Solista: Allan Duarte Manhas
Regência: Alessandro Sangiorgi

Quinta-feira - 13/07

20h30 - Teatro Ouro Verde

Abertura Coriolano

Concerto nº 2
Solista: Luiz Guilher Pozzi
Regência: Alessandro Sangiorgi

Concerto nº 4
Solista: Leonardo Hilsdorf
Regência: Alessandro Sangiorgi

Sábado- 15/07

20h30 - Teatro Ouro Verde

Abertura Egmont

Concerto nº 1
Solista: Jaeeun Lee (Coreia do Sul)
Regência: Alessandro Sangiorgi

Concerto nº 3
Solista: Julija Botchkovskaia (Rússia)
Regência: Alessandro Sangiorgi

Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música. Aldous Huxley