32º Festival de Música de Londrina O Festival de todas as músicas
  • 2º EPCOM
  • Fotos
  • Inscrições
  • Programação
  • Concertos
2º Encontro Paranaense de Composição Musical26, 27 e 28 de Julho de 2012

    Tema: As escutas na música contemporânea

     

    O 2º Encontro Paranaense de Composição Musical (EPCOM) acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2012, como parte do 32º Festival de Música de Londrina. O evento, que pretende ser bianual, deverá celebrar um espaço onde os compositores possam dialogar sobre temas e assuntos diversos referentes ao ofício da Composição Musical, além de compartilhar com a comunidade não especializada a produção musical de diferentes poéticas e estéticas, apresentando um panorama atual dos rumos e tendências da criação musical no Brasil.
    No 1º encontro (2010) tivemos um panorama da composição musical no Paraná, com o tema “rumos da criação musical paranaense” (com os compositores: Arrigo Barnabé, Chico Mello, Harry Crowl, Mário Loureiro e Rogério Krieger). Neste ano o EPCOM expande o seu alcance com a presença de compositores de quatro estados diferentes: Flo Menezes (São Paulo/SP), Maurício Dottori (Curitiba/PR), Pauxy Gentil-Nunes (Rio de Janeiro/RJ) e Rogério Vasconcelos (Belo Horizonte/MG). O tema deste ano - As escutas na música contemporânea - privilegia a reflexão do estatuto da escuta na música atual e as implicações éticas e estéticas na criação. Abordagens que perpassam cognição, percepção, comunicação, filosofia, entre outras áreas do conhecimento, estarão em pauta, uma vez que estão diretamente relacionadas com o tema e poderão embasar, enriquecer e aprofundar as discussões.
    O 2º EPCOM se desenvolverá com uma palestra de abertura, conferências, mesas redondas, workshops e concertos com obras dos compositores convidados e outros compositores brasileiros, apostando que especulação teórica e prática musical se integralizem.
    Um dos objetivos do encontro será proporcionar a chance de transitar por questões como: “Quem são os compositores da atualidade? Quais obras estão produzindo hoje? Como compõem, e por quê? O que os move ou motiva a compor? Em que medida uma obra musical expressa, ou desvela um modo de escutar e pensar a realidade em que vivemos? Qual a finalidade da composição musical para a sociedade contemporânea?” A tentativa de formar uma imagem clara destas indagações (e de muitas outras) não significa buscar uma resposta única, mas de estabelecer uma compreensão mais “atualizada” acerca dos rumos da criação musical inserido no panorama da música contemporânea brasileira.

    Além de colocar diversas perspectivas em debate, o EPCOM proporciona a chance privilegiada de ouvir e ver o pensamento dos próprios compositores. Este ano, além de uma mostra da produção local, com obras interpretadas por músicos de Londrina e Curitiba, o 2º EPCOM tem o prazer de receber o Duo Ressonâncias (Pelotas/RS) e o ABSTRAI Ensemble (Rio de Janeiro/RJ), dando-nos a rara oportunidade de ouvir músicos dedicados à interpretação de música contemporânea, e que tornarão vivo o pensamento musical dos compositores presentes no encontro.

    Um excelente evento a todos!

    Comissão Organizadora do 2º EPCOM


    Comissão Organizadora

      Docentes do Curso de Música da UEL
      Prof.Me. Alexandre Ficagna
      Prof.Dr. Fábio Furlanete
      Prof.Me. Fernando Kozu
      Prof.Me. Mário Loureiro
      Prof.Dr.Tadeu Taffarello

 

 

ABSTRAI Ensemble, Rio de Janeiro
28 de Julho
- Teatro Zaqueu de Melo - Espaço CAIXA

Obras de: Guilherme Carvalho, Marcelo Carneiro de Lima, Pauxy Gentil-Nunes, Rodrigo Lima, Rogério Vasconcelos.

Piano Contemporâneo, 27 de Julho - Teatro Zaqueu de Melo - Espaço CAIXA

Duo Ressonâncias - piano - Joana Holanda e Lucia Cervini - Obras dos compositores participantes - Flo Menezes, Maurício Dottori, Pauxy Gentil-Nunes, Rogério Vasconcelos.


 

Inscrições / Informações Gerais

  • De 01 de julho a 24 de julho
  • Sómente on-line - através deste site
  • Checar a lista de categorias que têm direito a gratuidade no valor da inscrição.
  • Para quem se inscrever nas categorias como Isento , após o preenchimento da ficha de inscrição, enviar o documento exigido através do formulário que será disponibilizado neste site
  • A inscrição só será efetivada após a confirmação do pagamento do boleto bancário , do recebimento da documentação e cumprimento das condições exigidas.
Após se inscrever clique para Ver a sua Ficha de Inscrição e checar o seu status Ver a minha ficha inscrição →

Inscrição, Valores, Condições e envio de documentos

Categorias Enviar documentos
NÃO ISENTOS - R$50,00 ISENTOS
Professores e alunos do Departamento de Música e Teatro da UEL
Professores/Alunos: último holerite UEL
/ carteirinha de estudante ou comprovante de matrícula da UEL
    Enviar →Enviar →

 

Quinta | 26-07-2012

Sexta | 27-07-2012

Sábado | 28-07-2012

 

 

9:20h-10:30h

 

 

Cadastramento

 

 

 

Conferência 1

"Um modelo cognitivo para a composição musical"

Maurício Dottori

 

Conferência 3

"Por uma poética maximalista da composição musical"

Flo Menezes

 

Palestra de Abertura

“Implicações éticas e estéticas na criação musical contemporânea e suas conseqüências na escuta”

Profª Drª. Carole Gubernikoff

INTERVALO / Varal de partituras

 

 

10:50h-12h

 

Conferência 2

“Criação musical, análise particional e a virada linguistico-pragmática”

Pauxy Gentil-Nunes

 

Conferência 4

"Escuta, Escritura e Composição"

Rogério Vasconcelos

12h-14h

ALMOÇO

 

 

14h-16h

Mesa Redonda 1

Tema: “As diversas concepções de criação musical contemporânea e seus desdobramentos na escuta

Mesa Redonda 2

Tema: “Aspectos da percepção e possíveis estratégias composicionais”

Mesa Redonda 3

Tema: “A escuta como processo composicional”

 

INTERVALO

 

16:20h- 17:30h

Workshop

Introdução ao Piano Preparado
Joana Holanda e Lucia Cervini

Curso introdutório ao repertório e às técnicas de preparação do piano através de objetos fixos nas cordas e técnicas estendidas do instrumento. A partir de repertório selecionado, o curso abordará aspectos teórico-práticos da preparação tais como: cuidados básicos com o instrumento durante a preparação; materiais utilizados e diferenças de utilização; novas sonoridades; o piano preparado de John Cage; composições recentes para piano preparado.

 

 

Workshop

Música mista com saxofones: colaborações e realizações 
Pedro Bittencourt


Nesse workshop de uma hora de duração destinado a compositores, instrumentistas e também a estudantes de música em geral, serão apresentados alguns exemplos de colaborações na música mista (que utiliza meios eletrônicos e instrumentos acústicos, no nosso caso o sax). Veremos como essas colaborações realizadas desde o início do processo criativo podem induzir à uma otimização da interpretação das peças, além de possibilitar descobertas sonoras articulando as últimas tecnologias digitais com as diversas técnicas extendidas nos saxofones. Peças do repertório do ABSTRAI ensemble e do projeto ENLARGE YOUR SAX serão comentadas em diferentes versões. O público será convidado a fazer perguntas e a tecer comentários durante todo o workshop.
Peças abordadas:
Medusa de Lumbre (2007) – Juan Camilo Hernandez Sanchez - sax barítono, sons pré-gravados e eletrônica
Plexus (2009) - Arturo Fuentes – sax tenor e eletrônica
Modes of Interference II (2006) – Agostino Di Scipio – sistema dinâmico de feedback, sax e eletrônica

 

Workshop

Música Experimental em debate no repertório do ABSTRAI ensemble
Paulo Dantas

Workshop com foco em obras do repertório do ABSTRAI ensemble que, de alguma forma, dialogam com a categoria de ¬Música Experimental. Após breve exposição em busca de definições para a referida categoria, serão apresentados trechos de gravações e partituras das obras, além de depoimentos de seus autores. Com isso, esperamos preparar o público para um debate focado em questões estéticas, em torno da noção de Experimental. 

Peças abordadas:

Não há nem nunca houve a mínima possibilidade de Revolução
1. antes que se troquem os lugares (2011) - Rafael Sarpa
8' per Giacinto Scelsi (2010) - J.-P. Caron
ABSTRAI (2011) - Daniel Puig
Ab. (2011) - Paulo Dantas
Tao Kibuur (2012) - Marcos Campello

 

  * Conferências: cada participante irá expor um tema com duração de 50 a 60 minutos (máximo); em seguida, será aberto ao público para perguntas e comentários.
** Mesas Redondas: cada participante irá expor uma apresentação com duração de 20 minutos (no máximo); em seguida um breve intervalo e, na seqüência, comentários do mediador e discussão aberta ao público.

**** Varal de partituras: partituras, Cd’s, DVD’s, livros, para expor/vender
 
Local:
 Palestras, conferências e Mesas-redondas
Associação Comercial e Industrial de Londrina - Rua Minas Gerais, 297, 1º Andar.

Coordenação: Fernando Kozu

Programação Artística