Notícias

Música e inclusão no 35º FML

  • por Alea/ Doc
  • Orquestra Solidariedade Sempre (Foto: Elvira Alegre / Rubem Vital)

O resultado das atividades desenvolvidas nas oficinas de Música e Educação Musical Intergeracional será apresentado neste domingo (19) às 14h no Royal Plaza Shopping. Sob a coordenação de Marcelo Caires, o curso foi um verdadeiro laboratório prático com a participação de 35 idosos inscritos no festival.

Na sequência as duas orquestras da Associação Solidariedade Sempre se apresentam no palco do shopping, com início previsto para às 15h30. A primeira orquestra, formada por 50 educandos iniciantes apresenta um repertório de MPB, músicas sacras e temas de filmes. A regência é de Tiago da Silva Santos.

Depois é a vez da Orquestra Infanto Juvenil da ASS, composto por 30 educandos se apresentar. Sob a regência de Flávio Collins, serão executadas músicas de Pixinguinha, Tom Jobim, Caetano Veloso, entre outros. O destaque será a apresentação de dois movimentos da Sinfonia 96, de Haydn.

“Devido à natureza da orquestração, fiz adaptações para instrumentos que tenham a mesma tessitura. Por exemplo, o sax tenor faz o 2º fagote, a trompa será executada pelo sax... Será um exercício de escuta, e o resultado fica muito bom. É bastante comum fazermos essas adaptações, pois temos que trabalhar com os instrumentos que temos no momento”, revela Collins.

Sobre a ASS
Formada exclusivamente por adolescentes com idade de 12 a 16 anos, a Orquestra de Câmara Solidariedade Sempre foi fundada em 2009, através da iniciativa do Grupo Hayapek, de Londrina. O objetivo principal orquestra é oferecer estímulos aos jovens para o desenvolvimento da cultura musical, por meio do aprendizado de estruturas da teoria musical, de técnicas instrumentais e de apreciação de repertórios visando, além da inclusão social e da valorização do jovem, a formação de musicistas de orquestra.

Mais do que oportunizar o aprendizado de um instrumento faz-se necessário que os integrantes percebam o ambiente musical e a arte como um meio capaz de propiciar transformações e crescimento pessoal, onde após estarem inseridos e gozando dos benefícios que este trabalho lhes oferece, possam também oferecer a si próprios à sociedade, como homens e mulheres de bem.

Encontro Musical de Idosos
Orquestra Solidariedade Sempre
Dia 19 de julho
Horário: 14h / 15h30
Royal Plaza Shopping


O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Copel, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML