Notícias

Orquestra do 35º FML se apresenta na Catedral de Londrina

  • por Alea/ Doc
  • Orquestra Sinfônica do 35º FML sob a regência de Josep Caballe Domenech (Foto: Elvira Alegre / Rubem Vital)

A Orquestra Sinfônica do 35º Festival de Música de Londrina volta a se apresentar neste sábado (18), às 20h30, em um concerto na Catedral Metropolitana de Londrina sob a regência do maestro espanhol, Josep Caballé Domenech. O concerto terá como solista o pianista Marco Antonio de Almeida.

A Orquestra é formada por 55 bolsistas do 35º FML, vindos de três Projetos Sociais que desenvolvem um trabalho socioeducativo musical de significativo impacto. Tratam-se dos projetos Neojibá (Ba), Projeto de Ação Social pela Música (Rio de Janeiro, RJ) e Projeto Guri, idealizado pelo Governo do Estado São Paulo.

Segundo a diretora pedagógica do 35º FML, Magali Kleber, a Orquestra Sinfônica do FML representa a consolidação de parcerias interinstitucionais cujo objetivo maior é o compromisso com investimentos sociais capazes de “empoderar” e transformar para melhor a vida desses jovens músicos.

Para o maestro espanhol Caballè trabalhar com estes jovens tem sido uma ótima experiência e será muito importante para a formação deles a participação no festival. Quanto a serem jovens músicos, com pouca experiência e já em uma orquestra, Caballè citou Beethoven: “Tocar uma nota errada é insignificante. Tocar sem paixão é imperdoável”, e paixão é o que não lhes falta, disse o maestro.

O programa da noite inicia com a “Abertura da Ópera Barbeiro de Servilha” de G. Rossini. Na sequência executam o “Concerto KV 595 para piano e orquestra” de W.A. Mozart. O concerto finaliza com “Fantasia-Abertura, Romeu e Julieta”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, com solista.

Romeu e Julieta
O compositor Tchaikovsky se comovia particularmente com a estória de Romeu e Julieta, obra mais popular de Shakespeare. Chamada de Fantasia-Abertura, Romeu e Julieta poderia ser considerada um poema sinfônico em forma sonata. A obra tem beleza melódica, pelo domínio magistral da orquestração e pela prodigiosa intuição do poder expressivo dos instrumentos.

Serviço:
35º Festival de Música de Londrina
Concerto com a Orquestra Sinfônica do 35º FML
Regência: maestro Josep Caballé Domenech
Solista: Marco Antônio de Almeida
Dia: 18-07 / sábado Horário: 20h30
Onde: Catedral Metropolitana de Londrina
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada)

Assinatura:O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML