Notícias

Música do Século XX

  • por Alea/ Doc
  • o pianista Horácio Gouveia já realizou diversos concertos pela Europa (Foto: Divulgação)

Um recital que começa com o impressionismo e evolui para o contemporâneo, pelas mãos do renomado pianista Horácio Gouveia. Esta é a programação do recital que será realizado nesta sexta-feira (17) no Teatro Zaqueu de Melo a partir das 18h15. Os ingressos custam R$15,00 e R$7,50 (meia entrada).

Horácio Gouveia interpreta, de Debussy, 3 Prelúdios (Livro I) e na sequência apresenta Cartas Celestes, de Almeida Prado. “Vamos mostrar o primeiro volume das “Cartas Celestes”, de Almeida Prado, uma obra composta em 1974 como encomenda do Planetário de são Paulo para um show multimídia”, explica Gouveia.

Segundo o pianista, a inspiração do compositor foi o céu de São Paulo entre os meses de agosto e setembro. “Almeida Prado tenta descrever musicalmente o que se passa no céu com as constelações, as nebulosas, os cometas, os asteroides, tudo isso é descrito musicalmente. Essa obra é uma das mais executadas, muito destacada pela marca pessoal do artista.”

O programa também traz obras de Debussy, fazendo um link com a obra de Almeida Prado, “que estudou na França, e trabalhou com grandes compositores como Messiaen e a Boulanger, por isso o Debussy entra na primeira parte do programa, fazendo dialogo com Almeida Prado. São peças muito representativas do universo pianístico, que têm um lugar seguro na história do instrumento”, informa Horácio Gouveia.

O pianista Horácio Gouveia é Doutor em musicologia pela USP e atua intensamente como recitalista, camerista e solista. Seu repertório se estende do Barroco aos compositores contemporâneos. Detentor de diversos prêmios realizou concertos pela Europa e atualmente integra o Trio Arque e o Percorso Ensemble. Entre suas atividades didáticas atua professor da FAAM e da EMESP e de festivais como o Festival de Inverno de Campos do Jordão.



O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Copel, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.

Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML