Notícias

Moda de Rock e Viola Caipira

  • por Alea/ Doc
  • Índio Cachoeira faz única apresentação nesta sexta (17) ao lado de Ricardo Vignini e Zé Helder

Um mestre nos acordes da viola caipira, Índio Cachoeira divide o palco com os violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder para uma única apresentação dentro da programação do Festival by Night do 35º Festival de Música de Londrina. O show Moda de Rock e Viola Caipira será realizado no Bar Valentino nesta sexta-feira (17), às 22h com couvert no valor de R$15,00.

O trio de violeiros apresenta um repertório que vai do rock às tradicionais músicas de raiz. Os artistas interpretarão nas violas, músicas dos Beatles, Led Zeppelin, Nirvana, ACDC, Iron Maiden, e também autênticas modas caipiras de Tião Carreiro, Angelino de Oliveira entre outros compositores.

José Pereira de Souza, mais conhecido como Índio Cachoeira é de Junqueirópolis, divisa com Mato Grosso do Sul. Ex-motorista de ônibus em Guarulhos, é um virtuose na viola caipira, admirado por nomes como Ivan Vilela, Rui Torneze, Paulo Freire, e o guitarrista americano Woody Mann.

Aprendeu a tocar sozinho ouvindo um velho violeiro da região. Aos 17 anos, Índio Cachoeira começou sua vida profissional tocando nas rádios da região já com o nome de Cachoeira. Formou dupla com Tião do Gado (hoje Carreiro, da dupla Carreiro e Carreirinho), foi o Pajé, da dupla Cacique e Pajé, onde atuou e gravou por cinco anos. Índio Cachoeira é o maior violeiro do Brasil, em se falando em cultura tradicional caipira. É dono de uma obra única, com dedilhado diferente, considerado por muitos, o B. B. King brasileiro.

Ricardo Vignini e Zé Helder integram a banda Matuto Moderno e juntos, participaram dos principais eventos sobre a viola no Brasil. Formam o duo Moda de Rock com grande repercussão nacional e internacional, apresentando versões de músicas de Jimi Hendrix, Metallica e Led Zeppelin

Bar Valentino
Moda de Rock e Viola Caipira
Horário: 22h
Couvert: R$15,00

O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Copel, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML