Notícias

Beethoven “ad infinitum”

  • por Alea/ Doc
  • Pianista Marco Almeida se apresenta no palco do Crystal

Conjunto que integra uma das mais importantes coleções da história da música, as Sonatas de Beethoven ganham espaço na programação artística no 35º FML, nesta quinta-feira (16) às 20h30 no Teatro Crystal Palace. Os pianistas Marco Antonio de Almeida e Horácio Gouveia apresentam “Beethoven “ad infinitum””, onde interpretam as duas últimas sonatas: opus 110 e opus 111.

“Beethoven escreveu 32 sonatas para piano ao longo de sua vida. Não se sabe se ele as escreveu no período em que perdeu a audição, mas as duas últimas, que apresentaremos na quinta, resumem toda a sua obra de forma genial. Essas duas foram escritas quando Beethoven já estava totalmente surdo”, revela o diretor artístico do FML e um dos pianistas da noite, Marco Antonio de Almeida.

Nas duas obras, o grande mestre alemão resume e homenageia a forma Clássica da sonata, a forma Tema e Variações, a Fuga, o Recitativo e a Aria usando elementos Mozartianos e profetizando a forma Scherzo.

O espetáculo terá ainda a participação do ator Remir Trautwein, que lerá trechos do testamento do compositor. “Ele escreveu o testamento pois tentou, frustradamente, suicidar-se. Ele diz: “Como confessar esse defeito de um sentido que devia ser, em mim, mais perfeito que nos outros, de um sentido que, em tempos atrás, foi tão perfeito como poucos homens dedicados à mesma arte possuíam!”, e mais adiante: “Recebo com felicidade a morte. Se ela vier antes que realize tudo o que me concede minha capacidade artística, apesar do meu destino, virá cedo demais e eu a desejaria mais tarde.””

Horácio Gouveia
Doutor em musicologia pela USP, estudou na Universidade Albert Ludwig -Freiburg (Alemanha) com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Atua intensamente como recitalista, camerista e solista, com repertório que se estende de Bach aos compositores contemporâneos. Realizou diversas estreias brasileiras de obras importantes, como Concerto para dois pianos, percussão e orquestra de Béla Bartók (com a Orquestra Experimental de Repertório de S. Paulo, sob a regência de Jamil Maluf), Concerto de Câmara de György Ligeti (com o Percorso Ensemble, sob a regência de Ricardo Bologna), entre muitas outras. Detentor de diversos prêmios, entre os quais: Vencedor do XVI Concurso Jovens Solistas da Sinfônica de Porto Alegre, 1º Lugar no X Concurso Cidade de Araçatuba, 2º Lugar no I Concurso Cultura FM - Prêmio Promon e no Concurso Internacional Guiomar Novaes, além de 2 prêmios como “melhor intérprete de música brasileira” (Concurso Jovens Instrumentistas de Piracicaba e Concurso Internacional Guiomar Novaes). É professor da Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), em S. Paulo. Foi professor do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 2010 e jurado de importantes concursos brasileiros (como o Pré-Estreia da Tv Cultura). Como pianista da Camerata Aberta (Prêmio APCA de 2010), realizou concertos na Europa (Concergebouw -Amsterdam, Palais des Beaux-Arts -Bruxelas) e atuou como solista sob a regência de Guillaume Bourgogne. Como camerista colaborou com artistas como: Dmitry Berlinsky (Rússia), Peter Brunt (Holanda), Diana Ligeti (Romênia/França), Michel Michalakakos (Grécia/França), Vincent Lucas (França), Dimos Goudaroulis, Ovanir Buosi, entre outros. Integra atualmente o duo com o violista Renato Bandel (desde 2004), o Trio Arqué, ao lado de Emmanuele Baldini (violinista) e Heloísa Meirelles (violoncelista), e o Percorso Ensemble (desde 2006).

Marco Antonio de Almeida
Nascido em Londrina, Paraná, iniciou seus estudos com sua irmã, Terezinha de Almeida Penna, graduando-se posteriormente na Faculdade de Música “Mãe de Deus”. Após trabalhar vários anos com o pianista Gilberto Tinetti e terminar seus estudos de Medicina, transferiu-se para a Alemanha como bolsista do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), onde completou seus estudos de pós-graduação na “Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo” sob a orientação de Yara Bernette. Frequentou cursos com mestres de renome internacional, entre os quais: Magda Tagliaferro, Paul Badura Skoda, Christoph Eschenbach, Nikita Magaloff, Elgin Roth, Fausto Zadra e Carlo Zecchi. Além de prêmios nacionais - Concurso Nacional do Paraná e Jovens Solistas do Rio de Janeiro - foi também laureado em concursos internacionais: “Concurso de Piano de Covilhã” (Portugal), “Concurso de Piano Viotti” (Itália) e “Concurso de Piano Gina Bachauer” (USA). Como intérprete de Mozart tem se apresentado nos mais importantes festivais alemães: “Würzburger Mozartfest”, “Kissinger Sommer”, “Klavierfestival Ruhr”, “Schleswig Holstein Musikfestival” e “Schwetzinger Festspiele” tendo gravado em CD o citado compositor com a “Orquestra de Câmara Filarmônica de Berlim”. Entre seus companheiros de música de câmara salientamos entre outros Antonio Menezes, a oboísta americana Anne Leek, o Quarteto de Cordas de São Paulo e o Quinteto de Sopros de Moscou.
Dedica especial atenção à divulgação da música brasileira no exterior, destacando-se a gravação em CD de peças de Ernesto Nazareth na Alemanha, e a primeira gravação (após Villa-Lobos) do “Choros N° 11” para piano e orquestra realizada na Suécia. Enfatiza a importância da participação de artistas de sua geração no repertório contemporâneo, participando da primeira audição de obras de Benjamin Britten, na Alemanha, e da execução de peças ainda não publicadas de Paul Hindemith. Foi convidado a acompanhar os Presidentes da Alemanha, Richard von Weizsäcker e Roman Herzog, em viagem cultural ao Canadá (1990) e Brasil (1995), respectivamente. Fundador do “Festival de Música de Cascavel”, Paraná, foi de 1990 a 1994 Diretor Artístico do “Festival de Música de Londrina”, como também professor do 26° e 27° “Festival de Inverno de Campos de Jordão” (95 e 96) e do Festival de Música de Camara da Paraíba. É diretor artístico da Fundação Mejier-Werner de Caracas, Venezuela. Desde 1995 é membro de Sociedades Alemãs de Música e Medicina, desenvolvendo intenso trabalho na área de prevenção e terapia de enfermidades dos músicos. Desde 1980 é professor catedrático da “Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo” e desde de 1996 assumiu a cátedra de Metodologia do ensino do Piano na Universidade de Halle (antiga Alemanha oriental) .

Teatro Crystal Palace
Horário: 20h30
Ingresso: R$20,00/ R$10,00 (meia entrada)
BEETHOVEN “ad infinitum”

O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Copel, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML