Notícias

Gestores de projetos sociais do Brasil se reunirão durante o 35ºFML

  • por Alea/ Doc
  • Boas práticas, metodologia, gestão, políticas públicas e prestação de contas em pauta durante o encontro

Coordenadores e gestores de projetos socioeducativos musicais do país se reúnem de 16 a 18 de julho para o II Encontro Nacional de Projetos Socioeducativos Musicais, que será realizado durante o 35º Festival de Música de Londrina. O objetivo é compartilhar as boas práticas e discutir temas como metodologia, gestão, políticas públicas e prestação de contas.

“Queremos tratar a formação, as práticas musicais, a gestão dos projetos numa visão sistêmica”, explica a diretora pedagógica do FML, Magali Kleber, ressaltando que a realização desse evento vem de encontro com as políticas públicas atuais, ligadas a programas de educação musical e de iniciação artística, que são realizadas pelo Ministério da Cultura e secretarias municipais de Cultura.

Estão previstas oficinas, rodas de conversa e exposição de banners dos projetos participantes. Participará do encontro o professor de violino e viola, Santiago Garmendia, formado na Julliard School em NY e “cria” do “El Sistema”, programa de formação musical para crianças desenvolvido na Venezuela, conhecido mundialmente e que completa 40 anos em 2015.

Marco Antonio de Almeida, diretor artístico de FML informa que também estarão presentes gestores dos projetos Guri (SP), Ação Social pela Música do Brasil (RJ) e Neojiba (BA). A convite da direção do FML, bolsistas adolescentes dos três projetos estarão em Londrina participando de cursos e integrando a Orquestra Sinfônica do 35º FML.

Juana Nunes, secretária de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac), do Ministério da Cultura (MinC), ressalta que o encontro contribui para melhorar a mobilização e a organização dessas iniciativas. “A presença da cultura no processo educativo é essencial, qualifica o processo educativo”, resume.

O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Copel, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML