Notícias

Concerto de Abertura do 35º FML

  • por Alea/ Doc
  • O violonista Yamandu Costa será um dos solistas do Concerto Oficila desta segunda (13) (Foto: Divulgação)

A formação de uma orquestra sinfônica com adolescentes atendidos em três projetos sociais é uma das novidades do 35º Festival de Música de Londrina (FML). Composta por 55 meninos e meninas (bolsistas) de 12 a 18 anos, vindos dos projetos e também de alunos do FML, a orquestra terá a regência do maestro espanhol Joseph Caballe Domenech e fará a abertura oficial da 35ª edição, nesta segunda-feira, 13 de julho, às 20h30, no Teatro Marista (Rua: Cristiano Machado, 240).

O concerto terá como solistas o pianista Leonel Morales e o violonista, Yamandu Costa. No programa “Alvaroda” de Antônio Carlos Gomes; “Concerto n°: 2 para Piano e Orquestra – Op.21 de Fryderyk Chopin e “Fronteiras”, de Yamandu Costa.

Segundo o diretor artístico do FML, Marco Antônio de Almeida, responsável pela escolha de repertório, solistas e maestros do evento, esses jovens que formarão a Orquestra Sinfônica do Festival de Música de Londrina serão um grande desafio para os maestros, que terão que lidar com um grupo heterogêneo, de culturas e volumes sonoros diferentes. Na segunda semana do festival, quem assume a regências da orquestra será o maestro Ricardo Castro.

“É um projeto inédito e inovador, uma ousadia que foi acolhida pela diretoria”, afirma a diretora pedagógica do FML, a professora Magali Kleber. Os projetos Neojiba (Bahia), Ação Social pela Música (Rio) e Guri (São Paulo) foram selecionados por desenvolverem um trabalho socioeducativo musical de significativo impacto.

“Convidamos os três projetos a participarem com seus bolsistas, que chegam três dias antes do concerto para os ensaios”, explica. “Vamos mostrar o resultado musical que é possível quando o projeto é bem estruturado, como esses três que foram escolhidos.”

Os jovens instrumentistas também participarão dos cursos oferecidos no FML, tendo a oportunidade de ampliar conhecimentos e a vivência musical. “Eles terão uma formação bastante intensa, são adolescentes que não teriam condições de estudar música”, observa.

Projetos
Sediado em Salvador (BA), o projeto Neojiba foi criado em 2007 pela Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e sua gestão é realizada por uma entidade sem fins lucrativos, o Instituto de Ação Social pela Música. Cerca de 4,6 mil crianças, adolescentes e jovens são atendidos nos núcleos de prática orquestral e coral na capital e no interior. É considerado um dos programas prioritários do governo da Bahia e tem como objetivo a integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música.
Ação Social pela Música é o projeto criado há 20 anos no Rio de Janeiro pela ONG com o mesmo nome. Está presente em favelas do Rio e cidades do interior, com a finalidade promover a cidadania através da arte, criando núcleos de prática instrumental e coral a cerca de mil crianças e adolescentes.
O Projeto Guri é administrado pela organização social Amigos do Guri. Trata-se de um programa de educação musical que oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de canto coral, instrumentos de cordas, entre outros, a crianças e adolescentes. São cerca de 35 mil alunos que participam das aulas anualmente em polos de ensino no estado de São Paulo.

Regência
O maestro Josep Caballé-Domenech nasceu em Barcelona, Espanha, em uma família de músicos. Ele estudou piano, percussão, canto e violino. Dirigiu como a Royal Philharmonic Orchestra em Londres, Tonhalle Zurich, WDR Colônia, Swedish Radio Symphony e Czech Philharmonic.
Josep Caballé-Domenech foi agraciado com o Prêmio Aspen da Academia Americana de Realização em Aspen. Ele foi selecionado para ser "Sir Colin Davis Protégé" no primeiro Rolex Mentor e ciclo inaugural do Protégé Arts Initiative (2002-2003).

Yamandu Costa
Yamandu é hoje um dos artistas mais solicitados no mundo inteiro.
Desde 2001, ano em que venceu o Prêmio Visa, ele vem conquistando os
palcos, tanto como solista, quanto com formações diversas. Ele se apresenta regularmente com orquestras prestigiosas (Orquestra Nacional da França, Orquestra de Paris, Orquestra, MDR Leipzig Radio Symphony
Orchestra, Orquestra Sinfonica Brasileira, Orquestra Filarmonica de Calgary) e
regentes consagrados (Kristjan Jarvi, Kurt Mazur, Roberto Minkzuc entre outros),apresentando peças da sua autoria escritas em parcerias com orquestradores (Paulo Aragão e Elodie Bouny).
A sua influência maior na infância e adolescência foi a musica regional do sul
do Brasil, deixando aos poucos espaço para outros gêneros, tais como choro, samba, musica erudita, jazz. Nos últimos anos, ele ganhou vários prêmios de excelência que valorizam seu talento e seu trabalho. Yamandu possui uma discografia muito extensa e variada que revela gravações com sumidades da historia da musica brasileira, como Dominguinhos e Paulo Moura. Dotado de uma sensibilidade musical e virtuosidade foras do comum,Yamandu é hoje uma das maiores referencias mundiais do violão de sete cordas, e uma inspiração riquíssima para a jovem geração.
Yamandu já produziu 17 CD`s individuais e com parceiros e dois estão prestes a serem lançados. O primeiro foi “Dois Tempos / Lucio Yanel e Yamandu Costa/2000”; “Baiongo / 2014”, o último e a sair: Toccata à amizade e Yamandu e a OEMT. DVD’s:Yamandu ao vivo/2005; Yamandu + Dominguinhos / 2007.
Prêmios
Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá e uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida./ 2012; CD Luz da Aurora com Hamilton de Holanda é indicado para o Grammy Latino. /2010; 21º.Premio da Musica Brasileira –Vencedor de dois Prêmios / 2010 - Melhor CD instrumental “ Luz da Aurora” Yamandu e Hamilton de Holanda - Melhor Solista - CD “ Luz da Aurora”; Yamandu e Hamilton de Holanda; Prêmio TIM - melhor solista / 2004; Prêmio Caras – Revelação de 2001 - juri oficial e popular / 2002; Prêmio Visa Edição Instrumental - Vencedor / 2001.

Leonel Morales
O pianista cubano, radicado na Espanha, Leonel Morales fez sua estreia no Brasil em recitais e em concertos no ano passado, na programação do 34º FML. Morales traz em seu currículo importante carreira internacional. Brilhante na carreira de solista, sendo especialista no compositor Sergei Rachmaninoff, se destaca também como professor no Mozarteum de Salzburgo e da Florida State University.

Assinatura: O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML