Notícias

Festival de Música tem novo formato

  • por Alea/ Doc
  • Lilian de Almeida, diretora executiva, e Marco Antonio de Almeida, diretor artístico do 35º FML (Foto: Elvira Alegre)

A 35ª edição do Festival de Música de Londrina (35º FML) será realizada de 10 a 25 de julho e traz novidades, a começar pelo novo formato no comando do evento. Neste ano, juntamente com o diretor artístico, o pianista Marco Antonio de Almeida, somam a professora Magali Kleber na direção pedagógica e a professora Lilian de Almeida na direção executiva. “Esta comissão diretiva à frente do Festival de Música garante maior sinergia entre as partes”, reforça o diretor Marco Antonio de Almeida.

Neste ano o festival vai sediar o Encontro Nacional de Projetos Sócio Educativos Culturais (de 18 a 21 de julho). “O Brasil é um grande arquipélago, um país muito grande, onde o que se cria no norte é desconhecido pelo sul.” Assim gestores de projetos culturais provenientes das cinco regiões do Brasil virão a Londrina para debater pedagogias utilizadas, como lidar com crises, onde e como buscar financiamento.

Marco Almeida ressalta a participação no encontro do professor de violino e viola, Santiago Garmendia, formado na Julliard School em NY e “cria” do “El Sistema”, programa desenvolvido na Venezuela e que completa 40 anos em 2015. “Hoje, a Venezuela conta com 120 orquestras sinfônicas, algo formidável. Será um encontro para ação e reflexão dos projetos. É algo que combina com o Festival de Música.”
Orquestra

Outro destaque festejado pelo diretor artístico será a formação de uma orquestra jovem, com cinquenta bolsistas, todos integrantes de três projetos sociais: Neojiba - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (BA), Projeto Guri (SP) e Projeto Ação Social pela Música do Brasil (RJ).

“Esses jovens formarão a Orquestra Sinfônica do Festival de Música de Londrina, um desafio bacana comandado pelo maestro espanhol Joseph Caballé Domenech, que terá que lidar com um grupo heterogêneo, de culturas e volumes sonoros diferentes. Eles estão muito animados, vindo com muita garra.”

Grades pedagógica e artística

A grade pedagógica do FML vai contar com 48 professores ministrando 59 cursos em todas as áreas. A programação já está disponível no site do evento (www.fml.com.br). As inscrições tiveram início em 15 de junho.

As apresentações artísticas vão se espalhar pela cidade. Além da Catedral, e os teatros Zaqueu de Melo e Marista, serão realizadas apresentações no Cadeião Cultural/Sesc, SESI, Concha Acústica, Zerão, Bar Valentino, no calçadão central da cidade, hospitais, shoppings e diversos espaços alternativos.

A programação artística de qualidade será diversificada e trará entre as mais de 60 apresentações atrações como o Quinteto Villa-Lobos; o violonista Yamandu Costa; o DJ Nezzo, com noite de discotecagem no Bar Valentino; recital de violão com Tabajara Melo; Ópera Studio; concerto com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina; a Música do Século XX com obras de Almeida Prado intitulada “Cartas Celestiais”; a pianista russa Daría Kiseleva, vencedora do IV Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro (2014), entre outros.

O diretor artístico do festival adianta a presença da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro sob a regência de Eduardo Pereira no concerto de abertura do 35º FML, o “Concerto Azul Caixa” realizado no dia 12 de julho, no Zerão. Nesse dia, Marco Antonio de Almeida será o solista da “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, de Louis Moreau Gottschalk, compositor americano que morou no Rio de Janeiro no Século XIX.

O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.

Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Incentur Turismo, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML