NotíciasAcompanhe
Beethoven é destaque do Concerto do Encerramento
Catedral de Londrina será mais uma vez palco da OSUEL, músicos convidados e coro do 32º FML
por 32º FML - Alea/Doc
Ensaio da orquestra na Catedral. Foto: Elvira Alegre/Rubem Vital

Um programa grandioso para marcar o fechamento da parte artística do 32º Festival de Música de Londrina (FML).   Assim será o Concerto de Encerramento que a Orquestra Sinfônica da UEL e músicos convidados apresentam nesta quarta-feira (25/07), às 20h30, na Catedral Metropolitana de Londrina. 

As peças iniciais serão regidas pelos alunos do curso de Regência de Orquestra do 32º FML, que têm como professor o maestro japonês Daisuke Soga.  A primeira peça a ser executada pela OSUEL e músicos convidados será a abertura da ópera “A Noite do Castelo”, do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. Os músicos serão regidos pelo aluno Rafael de Abreu Ribeiro.

Na sequência, eles apresentam “As Criaturas de Prometeu” (Opus 43), um balé composto pelo alemão Ludwig van Beethoven. Esta foi a primeira abertura escrita pelo compositor e é baseada no mito grego de Prometeu,  que conta a história da criação dos animais e do homem a partir do barro, e como os humanos se tornaram seres superiores.  A peça será regida pela aluna Fernanda Adelina Lastra.

Da “Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior (Op.55)”, ou como é mais conhecida, “Sinfonia Heroica”, de Beethoven, a orquestra irá executar dois movimentos.  O segundo movimento da peça, a “Marcha Fúnebre”, será regida pelo aluno Felipe Alves Ayala. O quarto movimento, o “Finale”, será executado sob regência do aluno Bruno Bastos do Nascimento.

A grande atração do concerto de encerramento, no entanto, será a “Missa em Dó Maior opus 86”, também de Beethoven, sob a regência do maestro Daisuke Soga. Nesta apresentação, além da Osuel e dos músicos convidados (professores e alunos do FML), haverá a participação do coro adulto do Festival, formado por pessoas da comunidade de Londrina e por alunos do curso de prática coral do 32º FML. A peça contará ainda com a participação de quatro cantores solistas: a soprano Nádia Zanotello; a mezzo-soprano Elaine Martorano; o tenor João Miguel Ayub e o baixo Davy Chaves. Segundo o maestro Daisuke Soga, da Missa de Beethoven serão apresentados os movimentos “Kyrie” e “Gloria”.

O regente do coro, o argentino Nestor Zadoff, afirma que esta peça foi um grande desafio para o coro de 120 vozes que irá cantá-lo.   “Tivemos apenas sete ensaios, mas será uma apresentação digna de fogos de artifícios. “O Gloria” é muito ritmado e tem um belo final”, comenta o regente.

 

Finale

Para fechar a noite de encerramento, o público que for à Catedral terá ainda a oportunidade de ver a segunda execução da “Sinfonia Phoenix”, para coro e orquestra, escrita por Daisuke Soga em homenagem a reconstrução do Teatro Ouro Verde.

O diretor artístico do FML, Marco Antonio de Almeida destaca que a boa qualidade acústica da Catedral foi uma grande surpresa. “O Festival de Música de Londrina inaugurou um novo espaço para concertos sinfônicos em Londrina, até que o Ouro Verde seja reconstruído. Além de ter uma excelente qualidade acústica, a Catedral tem capacidade para abrigar mais de duas mil pessoas”, comenta. Ele ainda observa que o local tem grande importância histórica para a cidade. “Ali foi realizada a primeira missa campal de Londrina”, diz.

 Almeida ressalta que apesar de ser chamado Concerto de Encerramento, a apresentação desta quarta-feira na verdade marca também o início do 2º Encontro Paranaense de Composição Musical, que acontece de 26 a 28 de julho. O evento integra a programação do 32º FML, e além das palestras, conferências, debates, mesas redondas e workshops, o público também poderá acompanhar a programação artística do encontro.

Serviço:

32º Festival de Música de Londrina

Concerto de Encerramento

Dia 25 de julho- quarta-feira

Catedral Metropolitana de Londrina

Às 20h30

Censura: 12 anos

Ingressos: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 a meia

Venda nas bilheterias do Shopping Royal Plaza das 10h às 18h.

Após na catedral.

 

Assinatura:

 

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co-patrocínio: Unimed, Colégio Maxi, Verniè Citröen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, Sesc Paraná,  Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus,Rádio Universidade, MultiTV, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.


Voltar→