NotíciasAcompanhe
Todo o encanto de “A Flauta Mágica”
Ópera de Mozart será encenada por alunos do canto lírico na segunda-feira (dia 23) e terça-feira (dia 24), dentro da programação artística do 32º FML
por 32º FML - Alea/Doc
Ensaio da Flauta Mágica Foto: Elvira Alegre/Rubem Vital

Uma das mais famosas obras do universo operístico será encenada nesta segunda-feira (dia 23),  às 18h15, e terça-feira (dia 24), às 15 horas e 18h15, no Teatro Zaqueu de Melo/Espaço Caixa, dentro da programação artística do 32º Festival de Música de Londrina. “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart, ganhará concepção camerística através de vozes de cerca de 20 alunos dos cursos de Prática de Ópera Studio e de Técnica e Aperfeiçoamento Vocal para Cantores Líricos. A direção é da professora Kalinka Damiani.

 

Flauta Mágica

“A Flauta Mágica” terá uma versão reduzida com duração de cerca de uma hora – duas horas a menos do que a versão original solicita. “Escolhemos essa ópera por ser bastante popular, mas também por ter uma grande quantidade de personagens o que possibilita vários solos, duetos e conjuntos de alunos. Mantivemos algumas das partes mais interessantes da obra”, informa Kalinka Damiani.

 

Os participantes serão acompanhados pela pianista Clenice Ortigara, além da participação dos flautistas Jussival Rocha dos Santos e João Pedro Nunes, respectivamente professor e alunos do curso de Flauta Transversal do 32º FML. As partes faladas da ópera ficarão a cargo de um ator, ainda a ser definido, que dará as informações sobre o enredo ao público.

 

Os ensaios estão desde o primeiro dia de aula do 32º FML. Para que pudesse haver tempo suficiente para a montagem, os alunos inscritos nos dois cursos receberam informações antecipadas sobre a ópera a ser encenada. “O nível técnico dos participantes está muito bom, o que possibilitou, em pouco tempo, a realização desse projeto”, frisa Kalinka.

 

Sobre Kalinka Damiani  - Soprano catarinense graduada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, aperfeiçoou-se com a soprano e professora Neyde Thomas. Foi integrante do projeto “Tela Lírica”, intercâmbio do Centro Cultural Teatro Guaira e Universidade e Conservatório de Adria, Itália. Foi premiada como melhor soprano leggero no IV Concurso Maria Callas; 1° lugar e troféu ABAL de melhor intérprete de Carlos Gomes no Concurso Carlos Gomes; 1º Prêmio La Traviata no Concurso Aldo Baldin; 1° lugar – Concurso Bianca Bianchi e melhor intérprete de Mozart e grande prêmio do público no V Concurso Maria Callas. Debutou em 1999, na ópera Elisir d"Amore no papel de Adina, no Teatro Guaíra em Curitiba. Protagonizou grandes títulos de óperas no Brasil e no exterior. Entre elas destacam-se La Traviata, Die Zauberflöte, I Capuleti e I Montecchi, La Serva Padrona, Il Guarany, Rigoletto, O Empresário, O Rapto do Serralho, Giulio Cesare, L Enfant et le Sortileges, Viúva Alegre, O Barbeiro de Seviglia e recentemente Lucia di Lammermoor na Temporada Internacional de Ópera de Medellin, Colômbia A convite da Embaixada Brasileira, apresentou-se em Roma, Itália, em comemoração aos 500 anos do Brasil. Cantou o papel titulo na estréia mundial da ópera Zaira (composta1809) de Bernardo José de Souza Queiroz, primeira ópera composta em solo brasileiro. Em concerto foi solista da Nona Sinfonia de Beethoven, Requiem de Mozart, Exultate Jubilate de Mozart, A Criação de Haydn, O Messiah de Handel, Carmina Burana de Orff e Gloria de Vivaldi. Atualmente é professora dos cursos de Artes Cênicas e Música da Universidade do Estado de Santa Catarina. Sobre uma de suas performances em La Traviata a revista espanhola Opera Actual assim colocou: (...) "sobresalió Kalinka Damiani con una excelente preperación a nível vocal e interpretativo, con una voz de timbre elegante (...)”

 

Serviço:

32º FML

Ópera Stúdio – A Flauta Mágica

Alunos de Prática de Opera Stúdio

Teatro Zaqueu de Melo/ Espaço Caixa (av: Rio de Janeiro, 413)

Dias 23 – segunda – 18h15

Dia 24 –terça – 15h e 18h15

Ingressos: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 a meia

Venda nas bilheterias do Shopping Royal Plaza das 10h às 18h.

 

Assinatura

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co-patrocínio: Unimed, Colégio Maxi, Verniè Citröen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, SESC Paraná,  Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Rádio Universidade, MultiTV, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.

Voltar→