NotíciasAcompanhe
Poesia e acordes em cena
A cantora lírica Kalinka Damiani e a pianista Clenice Ortigara apresentam neste sábado (dia 21) recital com obras dos principais compositores do Romantismo Alemão
por por 32º FML - Alea/Doc
A soprano catarinense Kalinka Damiani. Foto: Divulgação

Algumas das mais expressivas canções de compositores do Romantismo Alemão poderão ser apreciadas neste sábado (dia 21), no Teatro Zaqueu de Melo/Espaço Caixa ( av: Rio de Janeiro, 413), às 18h15.

 

Em cena, a cantora lírica e professora do 32º Festival de Música de Londrina, Kalinka Damiani, irá interpretar peças de Johaness Brahms (‘Ciclo de Canções Ciganas”), Richard Strauss (“Dedicação”), Hugo Wolf (“Verborgenheit”) e Franz Schubert (“Peças em Fantasia”), acompanhada da pianista Clenice Ortigara.

 

O recital, intitulado “Liederabend” (ou “Noite da Canção”), terá a participação especial do clarinetista Jairo Wilkens, também professor do 32º FML, em “O Pastor no Rochedo”, de Schubert. “Tecnicamente as peças selecionadas são muito complexas, mas bem representativas do período Romântico Alemão”, pontua Kalinka Damiani.

 

Para o público em geral, o formato voz e piano pode parecer bastante usual em recitais. No entanto, a cantora lírica explica que para esse trabalho ambos dialogam com muita cumplicidade. “O piano não está em cena apenas para acompanhar a intérprete. O instrumento dá o clima propício para que a poesia das peças possam se desenvolver”, afirma Kalinka.

 

 

Sobre Kalinka Damiani - Soprano catarinense graduada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, aperfeiçoou-se com a soprano e professora Neyde Thomas. Foi integrante do projeto “Tela Lírica”, intercâmbio do Centro Cultural Teatro Guaira e Universidade e Conservatório de Adria, Itália. Foi premiada como melhor soprano leggero no IV Concurso Maria Callas; 1° lugar e troféu ABAL de melhor intérprete de Carlos Gomes no Concurso Carlos Gomes; 1º Prêmio La Traviata no Concurso Aldo Baldin; 1° lugar – Concurso Bianca Bianchi e melhor intérprete de Mozart e grande prêmio do público no V Concurso Maria Callas. Debutou em 1999, na ópera Elisir d"Amore no papel de Adina, no Teatro Guaíra em Curitiba. Protagonizou grandes títulos de óperas no Brasil e no exterior. Entre elas destacam-se La Traviata, Die Zauberflöte, I Capuleti e I Montecchi, La Serva Padrona, Il Guarany, Rigoletto, O Empresário, O Rapto do Serralho, Giulio Cesare, L Enfant et le Sortileges, Viúva Alegre, O Barbeiro de Seviglia e recentemente Lucia di Lammermoor na Temporada Internacional de Ópera de Medellin, Colômbia A convite da Embaixada Brasileira, apresentou-se em Roma, Itália, em comemoração aos 500 anos do Brasil. Cantou o papel titulo na estréia mundial da ópera Zaira (composta1809) de Bernardo José de Souza Queiroz, primeira ópera composta em solo brasileiro. Em concerto foi solista da Nona Sinfonia de Beethoven, Requiem de Mozart, Exultate Jubilate de Mozart, A Criação de Haydn, O Messiah de Handel, Carmina Burana de Orff e Gloria de Vivaldi. Atualmente é professora dos cursos de Artes Cênicas e Música da Universidade do Estado de Santa Catarina. Sobre uma de suas performances em La Traviata a revista espanhola Opera Actual assim colocou: (...) "sobresalió Kalinka Damiani con una excelente preperación a nível vocal e interpretativo, con una voz de timbre elegante (...)”

 

 

Serviço:

32º Festival de Música de Londrina

recital Românticos Alemães – Recital de Canto

Kalinka Damiano (soprano) e Clenice Ortigara (piano)

Dia 21 de julho- sábado

Teatro Zaque de Melo/ Espaço Caixa (av: Rio de Janeiro, 413)

Às 18h15

Censura: 12 anos

Ingressos: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 a meia

Venda nas bilheterias do Shopping Royal Plaza das 10h às 18h.

No Teatro, após as 19h30.

 

Assinatura:

 

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co-patrocínio: Unimed, Colégio Maxi, Verniè Citröen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, Sesc Paraná,  Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus,Rádio Universidade, MultiTV, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.

Voltar→