NotíciasAcompanhe
Um casal musical
Recital de violino e piano faz homenagem ao compositor francês Claude Debussy, além de apresentar peças do período romântico
por 32º FML - Alea/Doc
A pianista Kristina Miller e o violinista Nícolas Koeckert Foto: Elvira Alegre/Rubem Vital

O virtuosismo do violinista alemão Nícolas Koeckert poderá ser visto mais uma vez dentro da programação do 32º Festival de Música de Londrina (FML). Desta vez ele estará acompanhado por sua esposa, a pianista russa Kristina Miller, para executar peças de Claude Debussy, Francis Poulenc, Cesar Franck e Peter Tchaikovsky.  O recital “Duo de Piano e Violino” será apresentado nesta quinta-feira, 19 de julho, às 20h30, no Teatro Crystal (AV: Rio de Janeiro, nº 413).

 

A apresentação integra a série de homenagens que o FML faz ao grande compositor francês Claude Debussy pelos 150 anos de seu nascimento. Kristina lembra que Debussy é uma grande referência do impressionismo dentro da música erudita. “Suas composições são mais coloridas, livres e leva o ouvinte a criar atmosferas mais fantasiosas”, comenta. No recital, a dupla irá executar a “Sonata para Violino e Piano, em Sol Menor.”

 

A pianista observa que o programa escolhido pelo casal é bem eclético ao mesclar compositores com obras tão diversas.  “Enquanto Debussy escreveu obras modernas, os outros três compositores são do período romântico”, assinala. Ela observa que no caso de Franck e Poulenc, a ligação com Debussy é apenas o fato deles serem franceses.

 

“Os franceses são muito românticos, apaixonados, e isso se reflete na sua música”, comenta. De Franck, o duo irá executar a “Sonata em Lá Maior”, uma sonata de Poulenc.

 

De Tchaikovsky, o duo irá tocar a peça intitulada “Meditation”. Apesar de o compositor ser conterrâneo de Kristina, ela afirma que a escolha da peça foi feita pelo seu marido, Nicolas. “É uma peça muito bonita, e ele gosta muito de tocá-la”, afirma.

 

A pianista

Kristina nasceu em Moscou, Rússia, e iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade. Ela é filha de violinistas, o pai é russo e a mãe, alemã.  Aos 14 anos ela ingressou na Special Music School for Talent Children e quatro anos mais foi para o Conservatory Saint Petersburg.

 

Entre 2006 e 2012 ela estudou no Hochschule Für Musik de Munique, na Alemanha. A pianista conta que conheceu Nícolas Koeckert há nove anos por causa da música. E estão casados há cinco anos.

 

O violinista

Koeckert nasceu em Munique, em 1979, mas é filho de uma paulistana.  Ele foi aluno do grande mestra russa Olga Veitova. Em 2001 ganhou o primeiro prêmio no “Concurso Internacional para Jovens Violinistas Novosibirsk”. Um ano mais tarde foi o primeiro alemão laureado no “Concurso Internacional Tchaikowski” em Moscou, além de premiado no “Concurso Internacional de Montreal”, Canadá e “Concurso Internacional São Petersburgo” na Rússia. Solista de renomadas Orquestras mundiais tendo suas gravações pelo selo Naxos. Desde 2011 é professor no Conservatório de Viena, Áustria. Nikolas Koeckert toca num violino Stradivari do ano de 1711. Críticas: Daily Telegraph Lírico, virtuosidade cheia de efeitos, um músico de caráter plenamente artístico... Frankfurter Allgemeine Zeitung Absolutamente convincente! Um artista que pode se apresentar como um Paganini virtuoso original...

 

Serviço:

32º Festival de Música de Londrina

recital “Duo de Piano e Violino”//

Nícolas Koeckert (violino) e Kristina Miller (piano)

Dia 19 de julho- quinta-feira

Sala de Espetáculos do SESC (Rua: Fernando de Noronha, nº 264)

Teatro Crystal (AV: Rio de Janeiro, nº 413).

Às 20h30

Censura: 12 anos

Ingressos: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 a meia

Venda nas bilheterias do Shopping Royal Plaza das 10h às 18h.

No Teatro, após as 19h30.

 

Assinatura:

 

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co-patrocínio: Unimed, Colégio Maxi, Verniè Citröen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, Sesc Paraná,  Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus,Rádio Universidade, MultiTV, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.
Voltar→