NotíciasAcompanhe
Improvisos a toda prova
Começa nesta quarta-feira (dia 18), o Jazz in Festival, uma das atrações do 32º Festival de Música de Londrina
por 32º FML - Alea/Doc
Um “elenco” de peso no Jazz in Festival

Improvisação, polirritmia, acordes sincopados, suingue. Essas e outras características pertinentes ao jazz certamente vão causar as mais diversas sensações no público do 32º Festival de Música de Londrina, que nesta edição será brindado com um evento voltado ao gênero: o Jazz in Festival.  As apresentações começam nesta quarta-feira (dia 18) e prosseguem até sábado (dia 21), sempre às 22h30, no Bar Valentino (av: Faria Lima, 486).

 

Essa é primeira vez que o FML abre sua grade de programação para abarcar um festival dedicado exclusivamente ao jazz. “A expectativa é a melhor possível, pois teremos músicos de Londrina e nomes consagrados nacional e internacionalmente. É uma oportunidade muito boa para os londrinenses tomarem contato com uma sonoridade agradável e envolvente”, analisa Kiko Jozzolino, músico e coordenador do Jazz in Festival.

 

Os músicos selecionados tiveram, conforme explica, total liberdade para escolher o respertório dentro do espírito jazzístico, que vai desde o bebop até o jazz moderno. Quem abre o evento, nesta quarta (dia 18), é a cantora Liliana Accorsi seguida por Gilberto Queiroz Quarteto – ambas as atrações são londrinenses. Na quinta-feira (dia 19), quem sobe ao palco é um dos músicos mais respeitados no Brasil e no exterior: o guitarrista Victor Biglione, sucedido pelo Londrina Jazz Quartet.

 

Na sexta-feira (dia 20), está agendada a apresentação da musicista norte-americana Janet Grice, professora do 32º Festival de Música de Londrina. Na sequência, quem ocupa o espaço do Bar Valentino será Mauro Albert Gipsy Jazz.

 

O encerramento do Jazz in Festival, no sábado (dia 21) ficará por conta do trombonista Bocato, cujo currículo constam apresentações ao lado de grandes nomes da Música Brasileira como Elis Regina, Ney Maogrosso, Rita Lee, Leny Andrade, Roberto Carlos, Arrigo Barnabé, entre outros. Com passagens em diversos festivais no exterior, o instrumentista estará acompanhado de Ruben Faria Trio.  A banda londrinense Cinemática encerrará a noitada musical.

 

“Música inteligente” - De origem afro-americana, o Jazz remonta do início do século 20, mais precisamente da região de Nova Orleans, e difundiu-se principalmente depois da 1ª Guerra Mundial.  O gênero desdobrou-se em vários subgêneros, mas provém diretamente do Blues. “ O Blues é a raiz e o Jazz é a arvore. Temos que manter a raiz viva para que a árvore produza bons frutos”, compara Kiko Jozzolino.

 

Segundo ele, o Jazz é uma “música inteligente”, mas nem por isso elitista. “A popularização, ao menos no Brasil, não atingiu a dimensão pelo pouco interesse da mídia”, analisa o coodernador do Jaz in Festival. Em Londrina, conforme explica, há um movimento consistente em função do alto nível musical dos instrumentistas, com reconhecimento de pessoas de fora de Londrina.

 

Kiko Jozzolino, um dos mais consagrados música de Londrina,  acredita que o fato de o 32º Festival de Música de Londrina abrigar o Jazz in Festival é motivo de comemoração. “É uma alegria  ter sido convidado pelo Marco Antônio de Almeida [diretor artístico]”, resume.  Para a primeira edição, Jozzolino assume ter convidado “amigos” para integrar a programação. Porém ressalva: “Todos são pessoas em que eu acredito e que possuem uma admirável bagagem musical”.

 

Se depender de Jozzolino, outras edições do Jazz in Festival estão garantidas nos próximos Festivais de Música de Londrina. “Seria muito importante que esse evento entrasse para o calendário cultural da cidade, através do FML. Londrina merece”, frisa.

 

SERVIÇO

 

Jazz in Festival. 32º FML

De 18 a 21 de julho,

Sempre às 22h30,

no Bar Valentino (Avenida Faria Lima, 486).

Coordenação Musical: Kiko Jozzolino.

As atrações são as seguintes: Dia 18 (Quarta-feira): Liliana Accorsi  e Gilberto de Queiroz Jazz Quarteto; Dia 19 (Quinta-feira): Victor Biglione  e Londrina Jazz Quartet ; Dia 20 (Sexta-feira): Janet Grice e Mauro Albert Gipsy Jazz;  Dia 21 (Sábado): Bocato e Ruben Faria Trio.

Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (estudantes e professores do FML)

Vendas só no Bar Valentino.

 

Assinatura:

 

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co-patrocínio: Unimed, Colégio Maxi, Verniè Citröen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, Sesc Paraná,  Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus,Rádio Universidade, MultiTV, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.


Voltar→