NotíciasAcompanhe
Músicos cheios de suingue
Gilberto de Queiroz Jazz Quarteto é uma das atrações do primeiro dia do Jazz in Festival, evento do 32º Festival de Música de Londrina, que começa nesta quarta (dia18)
por 32º FML - Alea/Doc
Gilberto de Queiroz

O jazz entrou na vida do músico londrinense Gilberto de Queiroz de forma inusitada. Em 1996, quando estudava Música na Universidade Estadual de Londrina, ele foi estagiário do extinto projeto “Núcleo de Música Contemporânea”, coordenado pela professora e musicista Janete El Haouli.

“Ela me sugeriu que eu montasse uma audioteca com acervo de Jazz. Comecei a ouvir e a catalogar muitos discos e acabei me apaixonado de verdade pelo gênero”, conta o músico.

Toda a “paixão” poderá ser comprovada nesta quarta-feira (dia 18), durante a apresentação de Gilberto de Queiroz Jazz Quarteto, no Bar Valentino, após a apresentação da cantora Liliana Accorsi de Albuquerque, no Jazz in Festival. O evento, que prossegue até sábado (dia 21), está inserido na programação do 32º Festival de Música de Londrina.

Além de Gilberto de Queiroz (sax e flugelhorn), o quarteto é composto também por André Campelo (guitarra), Filipe Barthem (baixo) e Bruno Cotrim (bateria).  No repertório, standards como “Stella by Starling” e “Night and day”, além de “Mercy Street” (Peter Gabriel), Midnight Voyage (Michael Brecker” e “Não Temas”, peça gospel com arranjo jazzístico.” Fiz uma síntese de temas que eu mais gosto. O repertório é conhecido, mas o público poderá esperar muito improviso, pois os músicos do quarteto são bastante criativos”, informa Gilberto de Queiroz.

O quarteto está em atividade desde 2007 e já passou por algumas formações. Antes disso, Gilberto de Queiroz integrou o memorável Londrina Jazz Trio, juntamente com Murilo Barbosa (piano) e Paganini (bateria). No mesmo ano, Gilberto lançou o “Brasilian Jazz Combo”, primeiro disco com canções próprias.

Sobre a participação no Jazz in Festival, o músico é só elogios. “O Festival de Música tem um clima mágico, o que acaba animando as pessoas a irem ao show”, analisa.

Sobre Gilberto de Queiroz - Músico, compositor, arranjador e regente, nasceu em 15 de fevereiro de 1973. Inciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade tocando saxofone na banda municipal de Telêmaco Borba. Aos 13 anos iniciou no trompete e aos 15 anos começou a tocar violão e contrabaixo (auto-didata). Aos 16 começou a transcrever arranjos para banda de música e a reger.

 

Aos 19 anos, já em Curitiba, participou da Banda do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná tocando, arranjando e regendo, e também da Orquestra Jovem da Universidade Federal do Paraná como trompetista. Em 1995, em Londrina ingressou na Banda Municipal. Em 1996 começou seus estudos de trombone erudito e o curso superior em música na Universidade Estadual de Londrina.

 Em 1998 entrou na Big Band de Vitor Gorni, agora como trombonista. Em 1999 entrou no Quinteto Metais do Paraná. A partir de 1998 escreveu sua primeira composição para Big Band, e então suas atividades como arranjador tornaram-se mais participativas no cenário musical londrinense. Em 1999 conheceu o pianista Murilo Barbosa e o Baterista Paganini, com os quais formou um trio de jazz (Londrina Jazz Trio) tocando contrabaixo elétrico e acústico.

O trio durou seis anos tendo participado de vários festivais de jazz e gravado um CD (Misturada), no qual constam 6 de suas composições e arranjos. Participou de dezenas de discos como trombonista, compositor, arranjador e contrabaixista. Em 2005 deixou o contrabaixo e começou a dedicar-se ao saxofone, instrumento que era sua verdadeira paixão.

Como saxofonista participou do Festival Internacional de Londrina, Banda Wet, Indayana e Londrina Soul e do Show da Banda Re Bop do baterista Bob Wyatt.

Em 2007 gravou seu primerio CD solo, "Brasilian Jazz Combo", com composições e arranjos próprios. Nesses vários anos, Gilberto de Queiroz teve a oportunidade de dividir o palco com músicos renomados do Brasil e exterior em shows e jam sessions, como Paulo Moura, Toninho Horta, Bill Anschell, Ray Moor, Daniel Alcantara Djalma Lima, Paulo Braga, Mané Silveira, Michel Leme, Roberto Menescal, Mario Feres, Eduardo Batistela, Sergio Frigério, Rafael dos Santos, Edinho Santana, Luciano Silva, Rogério Leitum, Dário Galante, Décio Caetano, Jorge Oscar, Vitor Alcantara, Marcelo Bastos, Jairo Cavalcanti entre outros. Como regente, trabalhou com diversas big bands e orquestras, como a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Orquestra de MPB da oficina de Música de Curitiba, Orquestra Sinfônica de Ourinhos, Big Band de Paraguaçu Paulista, de Ourinhos e outras.

Foi adjunto do Maestro Jean Reis no Festival de Música de Ourinhos na prática de Orquestra Sinfônica. Foi professor de trombone e Big Band de 2 edições do Festival de Música de Ourinhos, Festival de Música de Palmas e Professor de Big Band no Festival de Música da UFPR em Antonina.  Foi também trombonista do Quinteto Metais do Paraná, saxofonista da Banda Wet e da cantora Indayana e Banda Londrina Soul .

 

Atualmente desenvolve carreira-solo como saxofonista, é regente e arranjador da Banda de Músicos de Londrina, músico contratado da Orquestra Sinfônica da UEL, Professor da Pós Graduação da UEL no curso de Arranjo para Big Band, professor da Orquestra de Metais e Percussão Branca da Motta (Maringá), da Banda Marcial do Colégio Marcelino Champagnat (Londrina), e do projeto social da Associação Solidariedade Sempre. Ainda, está em fase final do CD do grupo vocal 7Kantus no qual é produtor e arranjador.

SERVIÇO

 

Jazz in Festival. 32º FML

Gilberto de Queiroz Jazz Quarteto.

Dia 18 - quarta, às 22h30,

Bar Valentino (Avenida Faria Lima, 486).

Coordenação Musical: Kiko Jozzolino.

Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (estudantes e professores do FML)

Vendas só no Bar Valentino.

 

Assinatura:

 

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co-patrocínio: Unimed, Colégio Maxi, Verniè Citröen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, Sesc Paraná,  Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus,Rádio Universidade, MultiTV, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.

 


Voltar→