NotíciasAcompanhe
Violões em perfeita harmonia
Composta por oito músicos, a Camerata de Violões da UEL se apresenta nesta quarta-feira (dia 18), no Teatro Zaqueu de Melo/ Espaço Caixa. A direção musical é de Inácio Rabaioli
por 32º FML - Alea/Doc
Inácio Rabaioli e Camerata de Violões Foto: Divulgação

A expectativa do público começa quando os músicos se posicionam no palco. E se confirma quando os oito violonistas começam a dedilhar as cordas, num entrelaçamento de acordes e harmonias advindos de peças de compositores eruditos e populares. 

Trata-se da Camerata de Violões da Universidade Estadual de Londrina, cuja apresentação acontece nesta quarta-feira (dia 18), às 18h15, no Teatro Zaqueu de Melo/Espaço Caixa (av: Rio de Janeiro, nº 413) incluído na programação do 32º Festival de Música de Londrina. “Temos um trabalho eclético em que procuramos manusear diversos estilos. Percebemos que a sonoridade dos violões e também do grupo, que não é usual, sempre surpreende as pessoas. É isso que nos anima”, afirma Inácio Rabaoli, coordenador da Camerata.

Segundo ele, o programa do recital é composto por algumas peças habitualmente executadas pela Camerata, além de outras especialmente selecionadas para o público do 32º FML. Entre elas, “Brejeiro” (Ernesto Nazareth), “Forró Brasil” (Hermeto Pascoal) e “Pavana” (Maurice Ravel). 

O programa também terá “Danza Paraguaya” (Agustín Barrios), “Carinhoso” (Pixinguinha), “El Gato Montes” (Manuel Penella), “Frevo” (Celso Machado) e “Mercedita” (Ramón Sixto Rios). Os arranjos são de Inácio Rabaioli, coletivos e também de outros violonistas como Natanel Fonseca.

Os componentes da Camerata de Violão da UEL são: Alerson de Oliveira, Alisson de Souza, Augusto Shoji, Daniel Hilário, Fernando Magre, Marcio Hamada. Roberto Meira e Victor Hugo dos Santos.

 

Responsabilidade coletiva

Em atividade desde 2004, a Camerata de Violões da UEL é composta por alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Londrina, que tem como meta a prática de música para violão aliada ao prazer em fazer música. “Nosso foco é a formação em que são desenvolvidas várias habilidades como, por exemplo, a execução musical e a responsabilidade coletiva”, informa Inácio Rabaioli.

Nas palavras dele, o grupo é “mutante”, pois desde sua criação já passaram cerca de 30 alunos do curso de Música da UEL. “É um prazer perceber que os alunos que passaram ou mesmo o que compõem a Camerata ampliam os seus horizontes musicais. Outro grande prazer é perceber que a percepção musical do público também é ampliada”, ressalta Rabaioli.

 Em oito anos de atividade, os instrumentistas já apresentaram diversas vezes no campus da UEL e em alguns eventos realizados em Londrina. Atualmente o grupo está vinculado ao Projeto de Extensão “Grupo de Performance OCA” do Departamento de Musica e Teatro da UEL.

 

Sobre Inácio Rabaioli

Inácio Rabaioli é mestre em Música (Ed. Musical) pela UFRGS e bacharel em Música (Violão) pela UFSM onde estudou com Álvaro Pierri. Atua há mais de 25 anos no ensino do violão. Desde 1991 é professor na Universidade Estadual de Londrina atuando junto ao curso de Licenciatura em Música e a Pós-Graduação em Música. É coordenador de projetos na área do violão como “Camerata de Violões da UEL” e “Momento do Violão”. Como arranjador desenvolve material pedagógico e arranjos para violão. Como instrumentista atua junto ao Quarteto BRASILIS.

 

SERVIÇO

Serviço:

32º Festival de Música de Londrina.

Concerto da Camerata de Violões.

Direção musical: Inácio Rabaioli.

Teatro Zaqueu de Melo/Espaço Caixa.

(av: Rio de Janeiro, nº. 413)

Dia 18 de julho- quarta-feira

Às 18h15

Censura: 12 anos

Ingressos: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 a meia

Venda nas bilheterias do Shopping Royal Plaza das 10h às 18h.

No Teatro, após as 19h30.

 

Assinatura:

 

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co-patrocínio: Unimed, Colégio Maxi, Verniè Citröen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, Sesc Paraná,  Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus,Rádio Universidade, MultiTV, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.

Voltar→