NotíciasAcompanhe
Orquestra de Cordas da UnB e sopros convidados
Trinta jovens sobem ao palco do Zaqueu nesta terça (17)
por 32ºFML-Alea/Doc
Orquestra de Cordas da UnB - Foto: Divulgação

 

Criada em 2002, a Orquestra de Cordas da Universidade de Brasília tem se destacado, sobretudo pelo trabalho de conjunto. Além de tocar o repertório específico para esse tipo de grupo de câmara, os alunos tem a oportunidade de exercer diferentes posições dentro do grupo desde a última estante à posição de Spalla da Orquestra.

 

No 32º Festival de Música de Londrina, a Orquestra de Cordas da UnB se apresenta com sopros convidados formando um grupo de 30 músicos em um concerto nesta terça-feira, dia 17, às 18h15, no Teatro Zaqueu de Melo/Espaço Caixa. Na batuta o maestro convidado Thiago Francis.

 

Os participantes da orquestra são alunos do Departamento de Música da UnB. Eles freqüentam a disciplina regular de ‘Prática de Orquestra’ duas vezes por semana, de onde surgiu o grupo. Originalmente, o trabalho é orientado pela professora Dra. Glêsse Collet.

O trabalho da Orquestra tem como objetivo o desenvolvimento da técnica instrumental, a capacidade de atuar em grupo, o estímulo à liderança e as atividades solísticas. Esta atividade é estimulada entre os integrantes através do concurso “Solistas da Orquestra de Cordas da UnB”.

O grupo tem participado ativamente da vida musical na universidade, seja nos Concertos Semanais do Departamento de Música, seja em projetos de extensão como: Música no Campus, Entorno da Música e Temporada UnB de Música de Câmara.

 

Programação:

 

Na programação do concerto estão os compositores: Ernani Henrique Aguiar (1950), “Quatro Momentos Nº 3 (Tempo de Maracatu, Tempo de Caboclinhos e Marcha); Vasily Sergeyevich Kalinnikov (1866-1901). “Serenata para Orquestra de Cordas e sol menor”; Josef Straub (1827-1870) & Johann Straub II (1825-1899), “Pizicatto –Polka para orquestra de cordas”; Camille Saint-Saëns (1835-1921), “Havanaise em Mi menor – op.  83”, com solo de violino de Iliana Nedialkova;  Johann Baptist Straub (1804-1849), “Radetzky  Marsch op.228”.

 

Serviço:

32º Festival de Música de Londrina

Dia 17 de julho - terça-feira

Teatro Zaqueu de Melo/ Espaço Caixa

(av: Rio de Janeiro, nº 413)

18h15

Orquestra de Cordas da UnB

Censura: 12 anos

Ingressos: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia entrada

Venda nas bilheterias do Shopping Royal Plaza

 

Assinatura:

 

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co-patrocínio: Unimed, Colégio Maxi, Verniè Citröen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, Sesc Paraná,  Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus,Rádio Universidade, MultiTV, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.


Voltar→