NotíciasAcompanhe
Sons e acordes vão embalar Londrina
Começa neste sábado (dia 14) o 32º Festival de Música, que nesta edição terá 50 eventos em vários pontos da cidade. Orçado em R$ 750 mil, o FML recebeu cerca de 1,5 mil inscrições de cerca de 900 alunos
por Alea/ Doc
Coletiva de imprensa do 32º Festival de Música de Londrina. Foto Elvira Alegre/ Rubem Vital.

A partir deste sábado (dia 14) até dia 28 de julho, a cidade será embalada por uma diversidade de sons e acordes com a realização do 32º Festival de Música de Londrina, um dos mais importantes eventos do Sul do País e com reverberação nacional e internacional.

Cercada de boas expectativas, a abertura acontece neste sábado, às 21 horas, com um concerto, na Catedral Metropolitana de Londrina. Em cena, cerca de 200 músicos da OSUEL e instrumentistas convidados, coros da UEL e da Igreja Presbiteriana Central, além de solistas. O programa terá, entre outras peças, obras de Heitor Villa-Lobos (“Prelúdio/ Bachianas Brasileiras, nº 4”) e de Ludwig Van Beethoven (“Sinfonia nº 9/ Final: Hino à Alegria”).

Será a primeira vez que a Catedral Metropolitana receberá um concerto sinfônico deste porte. “Estou sentindo uma boa receptividade por parte das pessoas. Trata-se de uma nova experiência no processo de escuta”, analisou Marco Antônio de Almeida, diretor artístico do Festival de Música. “Além disso, um concerto num templo sempre vem cercado de muita espiritualidade”, complementa.

O 32º FML está orçado em R$ 750 mil. O público estimado é de pelo menos 30 mil pessoas.  As informações foram repassadas nesta quarta-feira (dia 11 de julho), durante entrevista coletiva realizada no Show Room da Construtora Plaenge, uma das patrocinadoras do evento. ”Com mais dinheiro, certamente poderíamos utilizar outros espaços para a realização de mais apresentações e concertos, mas esse valor não tira em nada o brilho do Festival”, frisou Almeida.

A programação artística do 32º FML prevê cerca de 50 eventos distribuídos pela Catedral de Londrina, Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413), Teatro Marista (Rua Christiano Machado, 240) Teatro Crystal (Rua Quintino Bocaiúva, 15), SESC Londrina (Rua: Fernando de Noronha, 264), Bar Valentino (av. Faria Lima, 486), além do calçadão central da cidade, hospitais, ônibus, empresas, entre outros.

O 32º FML recebeu 1.500 inscrições de cerca de 900 alunos. A programação pedagógica do FML conta com 56 cursos e práticas ministrados por 48 professores, profissionais reconhecidos no Brasil e no exterior.

 

Homenagem a Debussy e ao Teatro Ouro Verde

Tributos não faltarão nessa edição do Festival de Música de Londrina. Para marcar os 150 anos de nascimento de Claude Debussy, considerado o mestre do impressionismo musical, haverá três concertos, no Teatro Crystal, nos dias 18,19 e 23.

Outra homenagem ficará por conta da primeira audição mundial da sinfonia “Phoenix”, composta pelo regente e compositor japonês Daisuke Soga para relembrar uma trágica perda para os londrinenses: o teatro Ouro Verde, consumido por um incêndio em fevereiro deste ano.

O Concerto denominado Azul Caixa acontecerá no domingo (dia 22), às 16 horas, no anfiteatro do Zerão. “A reconstrução do nosso Ouro Verde é muito importante, mas o concerto poderá servir para se pensar também em construir outros teatros em Londrina. Londrina precisa de mais espaços”, salientou Marco Almeida.

Novos parceiros

A Teixeira Holzmann Empreendimentos Imobiliários é a mais nova parceira do Festival de Música de Londrina. Na edição 2012, a incorporadora irá patrocinar o Jazz in Festival, entre os dias 18 e 21 de julho, no Bar Valentino. Que trará nomes de expressão nacional e internacional, como a cantora Jacinta, grande diva do jazz de Portugal. A coordenação será do músico Kiko Jozzolino.

“Para nós, é uma honra participar de um festival de música tão importante como o de Londrina. Nossa participação transcende a questão comercial, pois queremos mesmo é contribuir com o conteúdo respeitável, que é uma das características do FML”, disse o diretor Marcos Holzmann.

Por sua vez, a construtora Plaenge mais uma vez sinalizou positivamente e irá patrocinar a Big Band Plaenge (formada por alunos do FML, sob o comando do maestro Vitor Gorni, com apresentações no Calçadão de Londrina e também num canteiro de obra na cidade de Maringá) e o Concerto Plaenge, que terá como solista o diretor artístico e pianista Marco Antônio de Almeida.

“Não buscamos retorno em termos de marketing. Nossa parceria com o Festival de Música é uma forma de retribuir tudo de bom que o povo de Londrina e região tem nos dado”, salientou Evaldo Medina Fabian, diretor da Construtora.

A Copel é outra empresa de porte que apostou na música como forma de promover, inclusive, a cidadania. “O Governo do Estado, através da Copel, e o Festival de Música formam uma parceria histórica. Para nós, é um orgulho patrocinar esse evento tão importante para o desenvolvimento cultural da cidade e da região”, afirmou Rakelly Calliari, representante da superintendência regional da Companhia Paranaense de Energia.

Música e saúde

Álvaro Luiz de Oliveira, diretor de Mercado da Unimed, lembrou que durante quase duas semanas Londrina será “inundada por música”, gerando bem-estar na população. “Música faz muito bem para a saúde”, frisou.

A reitora da Universidade Estadual de Londrina, Nádina Moreno, ressaltou a sensibilidade de empresas e órgãos públicos por apostarem mais uma vez no FML. “Cada vez mais, o Festival de Música abre mais canais para chegar às pessoas, seja através de concertos e apresentações ou mesmo através da Rádio Universidade FM”, disse. A emissora de rádio vai transmitir  ao vivo alguns concertos e outros gravados.

A presidente da Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina, Lilian de Almeida, lembrou a entidade oportuniza suporte financeiro para que as grades artística e pedagógica se concretizem. “Temos orgulho em dizer que nossas prestações de contas são sempre aprovadas. Esse é um dos motivos pelos quais o FML tem um nome que ultrapassa fronteiras”, destacou.

Solange Batigliana, diretora do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e representante da Secretaria Municipal de Cultura, lembrou que há tempos Londrina vem efetivando a Cultura como uma política pública. “O município investe no FML por se tratar de um evento democrático e que permite, por exemplo, uma troca de experiência entre músicos experientes e iniciantes”, frisou.

Participaram da entrevista coletiva o trompetista Cícero Cordão, chefe da Divisão de Música da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina; Edgar Almeida, representante da Teixeira Holzmann Empreendimentos Imobiliários; e Fernando Kozu, coordenador do 2º Encontro de Composição Paranaense, que terá como tema “As Escutas na Música Contemporânea”. O evento terá palestras, conferências, mesa-redonda, workshops, mostra de composições e será realizado entre os dias 26 e 28 de julho, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina.

Assinatura:

O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria       Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem o apoio do Londrina Convention Bureau.

 

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Caixa, Copel, Plaenge.

Co- patrocínios: Unimed, Colégio Maxi, Vernie Citroen, Marajó, SESI, Royal Plaza, Sonkey.

Apoio: Teatro Guaíra/ Conta Cultura, ACIL, Colégio Mãe de Deus, Sesc Paraná, Artis Colegium, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Rádio Universidade, Multitv, Itamaraty, Colégio Marista, Crilon Hotel, Sercomtel, Teatro Crystal, Restaurante Alameda, Informática & Cia e Sanepar.


Voltar→