NotíciasAcompanhe
O 32º Festival de Música de Londrina terá novo formato em 2012
Marcos históricos londrinenses serão palco do FML
por Ascom 32º FML - Alea/ Doc
Marco Antonio de Almeida

A 32ª edição do Festival de Música de Londrina (FML) será realizada entre os dias 14 e 25 de julho de 2012. Este ano, o festival se adapta à falta do Teatro Ouro Verde, com 12 dias de música, em um formato diferente evidenciando “marcos arquitetônicos e históricos londrinenses” como palco das apresentações musicais do evento. No dia 26, começa o 2º Encontro Paranaense de Composição Musical, que vai até o dia 28 de julho. As inscrições para os cursos do evento serão abertas no dia 1º de junho.

O 32° FML promoverá 50 eventos em diversos espaços como a Catedral Metropolitana, o Museu Histórico Padre Weiss – onde funcionou  a Estação Ferroviária –; o Museu de Arte de Londrina – antiga Rodoviária da cidade, entre outros. “Vamos resgatar nossa história e explorar a beleza destes espaços com  música. Teremos um festival menor, em espaços menores, mas primaremos pela qualidade”, enfatiza o diretor artístico do evento, o pianista Marco Antônio de Almeida.

Os concertos também serão realizados em espaços como  o Colégio Mãe de Deus, Teatro Zaqueu de Melo, Teatro Crystal Palace, Auditório do SESC, Auditório FIEP/SESI, Zerão, Calçadão, Praça Pé-Vermelho, Arel, Concha Acústica e Bar Valentino.

Concerto de Abertura e Jazz

A abertura do Festival, no dia 14 de julho  será na Catedral Metropolitana de Londrina com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina sob a regência do Maestro Maurizio Colasanti, com solistas e coros convidados. Neste concerto será cobrado ingresso com parte da renda revertida para a reconstrução do Teatro Ouro Verde.

Na programação artística do evento, uma das novidades fica por conta do “Jazz in Festival”, entre os dias 18 e 21 de julho, no Bar Valentino com  diversas atrações internacionais. O diretor artístico do FML citou na coletiva de lançamento do evento, a participação da cantora de jazz Jacinta de Portugal, que ministrará oficiana sobre “O Feminino no Jazz”. O coordenador artístico é o músico londrinense Kiko Jozzolino.

Programação artística

O 32º FML manterá as duas estruturas tradicionais: artística e pedagógica, que se interagem resultando para os participantes e público uma experiência imperdível consequência da educação musical, da vivência, criação e performance.

Na programação artística destaque para a pianista ucrâniana Julija Botchkovskaia, que se apresentou no FML em 2010, é ganhadora de vários premios e fará no FML recital de piano em homenagem a L.V. Beethoven.

O pianista Marco Antonio de Almeida que além de Diretor Artístico do FML, atua como docente no Hochschule für Musik und Theater de Hamburgo (Alemanha), se apresentará também como solista.

Voltar→