• Angelo José Fernandes (SP)

Angelo José Fernandes (SP)

Angelo José Fernandes tem se destacado com grande sucesso por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto. Músico de diversas possibilidades vem desenvolvendo uma ampla atividade como cantor, pianista correpetidor, regente coral, preparador vocal de coros e professor de canto. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP onde leciona Canto, Ópera Studio, Música de Câmara, Técnica Vocal, Dicção e Fisiologia da Voz.
Tornou-se Doutor (2009) e Mestre (2004) em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP, Especialista em Regência Coral (2001) e Bacharel em Música com habilitação em piano (1994) pela Escola de Música da UFMG. Entre seus principais professores e orientadores destacam-se Carlos Alberto Pinto Fonseca, Iara Fricke Matte e Lincoln Andrade (Regência Coral), Eduardo Hazan, Lucas Bretas, Berenice Menegale e Helly Drumond (Piano e Música de Câmara), Isabel Maresca, Inácio de Nonno, Adriana Giarola Kayama, Eliane Fajioli e Amin Feres (Canto e Técnica Vocal).
Como pesquisador, foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq e tem se dedicado intensamente ao estudo da técnica vocal na prática coral dos diversos períodos históricos e estilos de música composta para coro e sua aplicação na performance coral atual. Tem trabalhado também com o resgate e análise musical da obra afro-brasileira para canto e piano e para coro a capella do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca.
Na área da performance musical, tem realizado diversos recitais como camerista, tanto como cantor quanto como pianista, apresentando um repertório diversificado com ênfase na canção brasileira de câmara. É professor e diretor artístico do Ópera Studio da UNICAMP. Contudo, seu trabalho de maior reconhecimento é sua atuação à frente de dois grupos corais dos quais é regente, diretor artístico e preparador vocal: o Coro Contemporâneo de Campinas e o Madrigal Musicanto de Itajubá. Com esses grupos já se apresentou em diversas cidades brasileiras e também no exterior, sempre levando um repertório de alto nível técnico e artístico.


Voltar