Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina EnCom2014 (1ª Fase)

TEMA: "Interações possíveis e impossíveis entre criação e análise musicais"

Dias 26, 27 e 28 de junho de 2014

Em parceria com o Festival de Música de Londrina - FML, o Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina - EnCom - é um encontro científico-artístico em composição musical realizado bienalmente na cidade de Londrina-PR.

O Encontro é organizado por professores do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Londrina - UEL -  e ocorre desde 2010 em parceria com o Festival de Música de Londrina - FML. Tem por objetivos principais fomentar o debate sobre a criação, produção, pesquisa e perfomance de música nova; compartilhar com a comunidade em geral e acadêmica a produção musical de diferentes compositores; e apresentar um panorama atual sobre as vertentes e tendências da criação musical nacional contemporânea.

No ano de 2014, entre os dias 26 e 28 de junho, será realizada a sua terceira edição, consolidando-se como um fórum importante de debate, produção e perfomance da música nova. É com imenso prazer portanto que nós da Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina convidamos a todos - compositores, intérpretes, interessados em música e comunidade em geral - a participar do EnCom2014!

Sejam todos bem-vindos!

 

Compositor Homenageado

Encontro Nacional de Composição Musical - EnCom2014 - prestará uma homenagem ao compositor Eduardo Guimarães Álvares (1959-2013). A homenagem ocorrerá pela sugestão da dedicatória in memoriam ao compositor nas novas peças criadas a partir da Chamada de Obras Musicais e da inclusão de peças do compositor nos concertos da Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014.

EnCOM 2014

Propostas para a 3a edição


Conforme a tendência vislumbrada no 2° Encontro de 2012 , o 3° encontro que ocorrerá entre os  dias 26 e 28 de junho 2014 adotará um novo nome que acompanhará a nacionalização do evento e passará a se chamar Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina, sigla EnCom2014. Além da manutenção de experiências que funcionaram nos dois eventos anteriores, como a participação de compositores/debatedores convidados, a vinda de um conferencista para a abertura do evento, a realização de workshops e a mostra de composições de músicos locais e de compositores convidados, a edição de 2014 contará com algumas novidades. Dentre elas destacam-se a chamada de artigos científicos para comunicação oral e publicação em Anais; a chamada de novas obras de criação musical a serem estreadas durante a programação artística do evento; a homenagem prestada a um compositor de grande relevância no cenário nacional, Eduardo Guimarães Álvares; e o debate entre os compositores selecionados na chamada de obras e os compositores convidados. Tudo isso norteado pela temática “Interações possíveis e impossíveis entre criação e análise musical.”


 Local de realização: Espaço Cultural Sesi/AML - Endereço: Praça Primeiro de Maio, 130 em frente a Concha Acústica - Centro - CEP 86010-120

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA


Coordenador:

Tadeu Moraes Taffarello (UEL);

Membros da Comissão Organizadora:

Wander Lourenço da Silva (UEL);

Fábio Parla Furlanete (UEL);

André Ricardo Siqueira (UEL);

Fátima Carneiro dos Santos (UEL);

Alexandre Remuzzi Ficagna (UEL);

Fernando Hiroki Kozu (UEL);

Mário César Alberini Loureiro (UEL);

Assessoria externa:

Silvio Ferraz de Mello Filho (UNICAMP).


Pareceristas de Artigos Científicos
1 - Acácio Tadeu Piedade (UDESC)
2 - José Henrique Padovani (UFPB)
3 - Felipe de Almeida Ribeiro (EMBAP)
4 - Paulo de Tarso Salles (USP)
5 - Celso Giannetti Loureiro Chaves (UFRGS)
6 - Antonio Carlos Borges Cunha (UFRGS)
7 - Guilherme Bertissolo (UFBA)
8 - Rogério Luis Costa (USP)
9 - Denise H. L. Garcia (UNICAMP)
10 - Luigi Antonio Irlandini (UDESC)
11 - José Orlando Alves (UFPB)
12 - Valério Fiel da Costa (UFPB)
13 - Alexandre Remuzzi Ficagna (UEL)
14 - Fábio Parra Furlanete (UEL)

Banca Julgadora da Chamada de Obras:
Alexandre Ficagna
Fábio Furlanete
Mário Loureiro
João Carvalho
Silvio Ferraz
José Augusto Mannis
Roberto Victório


Programação EnCom2014

Tema: “Interações possíveis e impossíveis entre criação e análise musicais”

26/06
Quinta - feira
9h00 Credenciamento
10h30 Sessão de abertura
10h45 Conferência de abertura
Conferencista: Silvio Ferraz.

Resumo: O que podemos chamar de invenção? Encontro uma resposta formulada pelo francês Gilbert Simondon, inventar é criar um desvio. Inventamos quando nos deparamos com um entrave, com um problema, com um impasse. O impasse nos impõe criar uma passagem para poder continuar. E só há um jeito de ultrapassar o impasse: criar um desvio. Inventar é criar um desvio. Uma arte que se inventa a todo tempo é aquele em que a todo tempo nascem novos impasses e para cada impasse um desvio. Se penso a invenção como desvio, como posso pensar a análise desta invenção? O que vem a ser analisar?

12h15 almoço
14h00 Palestra 1

Roberto Victório - "Etnomusicologia e Composição: música ritual e música de concerto" Resumo: O percurso etnomusicológico, que tem em sua essência o estudo e a compreensão dos meandros sonoros de outras realidades não ocidentais, ainda que próximas, tende a excluir instâncias riquíssimas como mero material de apreciação e processos comparativos, desvinculadas de possibilidades que permitam o amálgama destes materiais com a música de concerto. O termo "música ritual" é empregado nesta situação - fora do contexto apenas etnomusicológico - para definir um viés que parte do enfronhamento com outras realidades sonoras (in loco) estabelecendo um link entre estas realidades  tão distantes - e paradoxalmente tão próximas - quando passamos a utilizar no processo compositivo referenciais que se simbiotizam e que são na verdade um elo entre o mundo mítico (virtual) e o mundo aldeístico (real).

15h30 Intervalo
16h00
Debate compositores selecionados 1

Primeira parte – debatedores: Cristiano Galli, Roberto Victório e Silvio Ferraz
Segunda parte – debatedores: Rafaele Andrade, Roberto Victório e Silvio Ferraz

17h00

Sessão de comunicações 1

Eixo – Re-escritura
Sétima Variação: Diálogos Composicionais – Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira
As janelas de Salvatore Sciarrino: para pensar a remissão interna e a intertextualidade na composição – Acácio Tadeu C. Piedade

Eixo – Nova Simplicidade e Minimalismo
Requiem: um Olhar do Compositor – Luiz Eduardo Gonçalves e Ana Guiomar Rego Souza
Steve Reich e o processo musical em Come Out– Ismael Lins Patriota

 

18h30 jantar
Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014
20h30 Concerto 1

Chronos III - Roberto Victório
Segundo Responsório - Silvio Ferraz
Violoncello - Fábio Presgrave

Ex/Planation (estreia mundial) - Willian Lentz *
Peça dedicada a Eduardo Guimarães Álvares (in memoriam)
Voz: Heloiza Branco
Violão: João Carvalho
Difusão Eletroacústica: Willian Lentz

Asas condenadas a inventar ressurreição (estreia mundial) - Heitor Oliveira *
Voz: Miriam Hosokawa
Violão: Inácio Rabaioli
Difusão eletroacústica: José Augusto Mannis

* compositores selecionados na Chamada de Obras do EnCom2014

Preâmbulo - Almeida Prado
Cinco Mo(vi)mentos - Alexandre Ficagna

  • I - Leve e fluido
  • II - Preciso e estático
  • III - Grave e expressivo
  • IV - Presto mecânico
  • V - Bricolage
Violoncello: Fábio Presgrave

Q1, para suporte eletrônico - José Augusto Mannis
Difusão eletroacústica: José Augusto Mannis

Local: Teatro Crystal Palace - Rua Quintino Bocaiúva, 15 - entrada gratuita

 

27/06
Sexta - feira
9h00

Workshop 1ª parte - Annita Costa Malufe e Silvio Ferraz de Mello Filho

Quais são as vozes que soam em um poema? Como escutá-las, como torná-las audíveis, em uma leitura, em uma música? Estas são as questões que nortearão nossa conversa ao redor da poesia e suas vocalizações, tendo em vista possíveis esboços sonoros e modos de se pensar a voz na música atual e na performance de modo mais amplo.

 

10h30 Intervalo
10h45 Sessão de comunicações 2

Eixo - Cognição
Contribuições das ciências cognitivas para o processo de composição de Ubá– Eduardo Frigatti
Considerações sobre o tempo musical em Gestos (2010) – Alexandre Rosa e Danilo Rossetti
Processo Abdutivo e Análise Musical: Discussões Sobre o Processo Criativo – Paulo Henrique Oliveira Pereira e Vinícius Jonas de Aguiar

Eixo – Processos Composicionais
Uma Abordagem Composicional Sobre a Histerese em Processos de Transmutação Musical – Bruno Ishisaki
Metaeixo Simétrico: Ampliação da Simetria Inversional ao Nível Estrutural da Composição – Allan Medeiros Falqueiro
Uso de Paralelismo Cromático na Geração de Material Temático em Minus para Sax Solo – Agamenon Clemente de Morais Júnior e Alexandre Reche e Silva

12h15 almoço
14h00

Palestra 2 - José Augusto Mannis

O processo criativo envolve etapas recorrentes de cognição, analise e síntese. A partir desse modelo diversas observações são possíveis. Os conceitos estanques de composição e performance podem ser reconsiderados e entendidos com uma intersecção e miscibilidade no domínio do processo criativo. A análise musical se revela parte integrante e indissociável do processo composicional. A construção e realização musical como uma síntese resultante de um acumulado de ressínteses organicamente encadeadas.

 

15h30 Intervalo
16h00 Debate compositores selecionados 2

Primeira parte – debatedores: Heitor Martins Oliveira, Daniel Puig e Silvio Ferraz

Segunda parte – debatedores: Willian Lentz, Daniel Puig e Silvio Ferraz

17h00 Sessão de comunicações 3

Eixo – Territórios
A Colagem em Recomposição: Uma Abordagem a partir dos Conceitos de Sincronicidade e Desterritorialização – Marco Antônio Machado
Da Escultura a uma Mapa Sonoro: Por Escutas de Sonoridades Efêmeras – Ercole Martelli e Fátima Carneiro dos Santos

Eixo – Corpo
Introdução às Técnicas Estendidas no Violoncelo através da peça “Micro-Piece for Solo Cello” do compositore Liduino Pitombeira – María Verónica Fernandez, Fabio Soren Presgrave e André Luiz Muniz Oliveira
Estudos em Movimento: Ações Corporais, Qualidades de Esforço e Composição Musical – Heitor Martins Oliveira

18h30 jantar
Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014
20h30 Concerto 2

Chronos II - Roberto Victorio
Flauta: Sarah Hornsby

Para vestir o vazio (estreia mundial) - Bruno Angelo *
Flauta: Sarah Hornsby, Clarinete: André Mattos, Violoncello: Fábio Presgrave, Piano: Alexandre Zamith

Primeira volta: no carrossel de Sonora (estreia mundial) - Max Packer *
Flauta: Jussival Rocha dos Santos, Clarinete: André Mattos, Violoncello: Fábio Presgrave, Piano: Alexandre Zamith

Performance de Livre Improvisação - Grupo Armila: Guitarra: Alerson Donizete de Oliveira, Contrabaixo: Arthur Faraco, Percussão: Carlos Augusto Scalassara Prando, Saxofone: Fábio Furlanete

Tempora (estreia mundial) - Cristiano Galli *
Peça dedicada a Eduardo Guimarães Álvares (in memoriam)
Oboé: Danielle Kreling, Trompete: Cícero Cordão, Violoncello: Fábio Presgrave,
Percussão: José Marcello Casagrande

Se não te cuidares o corpo (estreia mundial) - Rafaele Andrade *
Oboé: Danielle Kreling, Trompete: Cícero Cordão, Violoncello: Fábio Presgrave,
Percussão: José Marcello Casagrande

* compositores selecionado(a)s na Chamada de Obras do EnCom2014

Local: Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413) entrada gratuita

 

28/06
Sábado
9h00 Workshop 2ª parte - Annita Costa Malufe e Silvio Ferraz de Mello Filho

Quais são as vozes que soam em um poema? Como escutá-las, como torná-las audíveis, em uma leitura, em uma música? Estas são as questões que nortearão nossa conversa ao redor da poesia e suas vocalizações, tendo em vista possíveis esboços sonoros e modos de se pensar a voz na música atual e na performance de modo mais amplo.

10h30 Intervalo
10h45 Sessão de comunicações 4

Eixo – aleatoriedade
Aleatoriedade, Gesto, Figura e Textura no Livre Pour Orchestre (1968), de Lutoslawski – Marcos Câmara de Castro
Wu-Li, de Hans-Joachim Koellreutter: planimetria e metapadrão – Daniel Puig
Estocástica Markoviana: seu uso na composição e análise musical do século XXI – Yuri Behr Kimizuka

Eixo – Modernismo
O Caminho Para a Música Nova, O Caminho Para a Mente do Compositor – Luís Giovelli
Concerto para Marimba e Vibrafone Op. 278 de Darius Milhaud: Contextualização e Comentários – Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio
Análise musical do Sexteto Místico de Villa-Lobos – Julio Cesar Damaceno e Tadeu Moraes Taffarello

12h15 almoço
14h00
Palestra 3 - À Confirmar
15h30 Intervalo
16h00 Debate compositores selecionados 3

Primeira parte – debatedores: Bruno Milheira Angelo, Acácio Tadeu Piedade e Roberto Victorio

Segunda parte – debatedores: Max Packer, Acácio Tadeu Piedade e Roberto Victorio

17h00
Mesa-redonda compositores e conferencista convidados
18h30 jantar
Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014
20h30 Concerto 3

Parciais em Pares - Maurício de Bonnis
Two Takes - Edson Zampronha
Violoncello - Fábio Presgrave

Intermezzo 1 - Silvio Ferraz
Gefäß des Geistes - Flo Menezes
Piano: Alexandre Zamith

Eduardo Guimarães Álvares (poemas de Bertold Brecht):

  • A Ameixeira
  • O Menino que não queria tomar banho
Voz: Heloiza Branco
Piano: Luciana Gastaldi

Tríptico das Linhas - Silvio Ferraz
  • Linhas Soltas
  • Linha de Passagem
  • Linha Torta
Violoncello: Fábio Presgrave
Piano: Alexandre Zamith

Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413) entrada gratuita