Notícias

Banda Sinfônica e Coro fecham o 39º Festival Internacional de Música de Londrina

  • por Ascom Alea/ Doc
  • Ensaio da Banda Sinfônica do 39º FIML. Foto: Elvira Alegre e Celso Pacheco (FIML)

A 39º edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) chega ao fim. Foram 18 dias de muita música (09 a 26 de julho). Para encerrar as atividades artísticas e pedagógicas do festival, nestas quarta e quinta- feiras (dias 24 e 25 de julho respectivamente), dois grandes concertos serão realizados com a Banda Sinfônica e Coro do 39º FIML, sob a regência do maestro Lélio Alves. A maestrina Mariana Farah, radicada na California (EUA) foi a preparadora do coro.

Os concertos serão no Teatro Ouro Verde, às 20h30, com cobrança de ingressos e sobem ao palco cerca de 120 estudantes das aulas de canto coral e banda sinfônica, boa parte de bolsistas vindo dos projetos Laboratório de Bandas, da FAETEC/Marechal Hermes (RJ), Projeto Guri, de Bauru(SP) e do Programa de Extensão em Percussão (P.E.P.E.U.) da Universidade Federal de Pelotas (RS).

Na primeira parte do programa do concerto, o público ouvirá música popular brasileira, o solo de “clarone” do músico e professor do festival Thiago Tavares e assistirá a regência do aluno Augusto Girotto, do curso de prática de regência de banda em uma das peças executadas. Após o intervalo, o programa apresentará nas três últimas músicas, além da Banda Sinfônica, o Coro do 39º FIML e o solo da mezzo soprano Edineia Oliveira em “Magnificat – Alleluia de Villa-Lobos, com transcrição de Vitor Gorni.

“Será um repertório eclético, que passa por obras eruditas, Música Popular Brasileira, temas de filmes, enfim um repertório leve, conhecido que agradará a diversos públicos. A banda também será uma apoio ao Coro do festival, nas três últimas música do concerto”, diz o regente Lélio Alves.

Programa do concerto
Primeira parte: “Dobrado Jubileu do Itamaraty” (Everson Moraes); “Mt. Everest” (Rossano Galante); “Spotlights On The Bass Clarinet” (Jan Hadermann)- solista Thiago Tavares (clorone); ”Com que Roupa” (Noel Rosa –arr.Marco Tulio); “Forró Brasil” (Hermeto Pascoal – arr. Gilson Santos); “Music from Incredibles” (Michael Giacchino – arr. Jay Bocook), com regência de Augusto Girotto ( Curso Prática de Regência de Banda); “Chega de Saudade” (T. Jobim e V. de Moraes – arr. Duda).

Segunda parte: “First Suíte in E Flat” (Gustav Holst); “Levanta a Poeira – choro (Zequinha de Abreu – arr.Marco Túlio); “Frevo em Langehagem”-frevo (José Ribamar Serra e Silva); “Aquarela” (Ary Barroso- arr. Maestro Carioca); “Magnificat – Alleluia ( Villa-Lobos – transc. Vitor Gorni) – solista, Edineia de Oliveira- mezzo-soprano; “Carmina Burana” (Carl Orff – arr. Jay Bocook) e We are The Champions (Fredie Mercury – arr. John Glenesk Mortimer)

Currículos
Lélio Alves. Iniciou seus estudos em 1985 na Banda de Concerto da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE). Graduou-se em trombone pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1997, e anos mais tarde, em tuba (eufônio). No mestrado, elaborou um catálogo temático de obras para trombone, referência no meio trombonístico. Defendeu, em 2010, sua tese de doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) onde propôs a transformação do ensaio de uma banda de música escolar em um Ensaio-Aula. Durante vários anos foi primeiro trombone da Orquestra Sinfônica da Bahia, atuou como músico da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros-RJ, regente da Banda Sinfônica do PIM, professor do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, entre outros. Participou como professor de diversos Cursos e Festivais, tais como: Festival Vale do Café, Jornadas Pedagógicas para Filarmônicas (BA), Gramado in Concert, Encontro Mestre Aprendiz (Aquiráz-CE), Festival Internacional de Música de Londrina, Fórum de Música, Educação, Gestão e Cidadania (Vassouras-RJ), Fórum de Bandas Filarmônicas da UFBA (BA), etc. Atualmente é professor de trombone e membro permanente do Mestrado Profissional (PPGPROM) da UFBA. Coordena também o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regência de Bandas de Música e Coro do Coletivo das Artes no Rio de Janeiro. É regente/fundador da Banda de Concerto da FAETEC-Marechal Hermes e professor de trombone/tuba desde 1998. Como membro do Quinteto de Metais da UFBA se apresentou em países como Portugal, Argentina, Uruguai, Chile e Peru. O grupo realizou nos anos de 2017 e 2018 mais de 100 concertos por todos estados brasileiros através do Projeto Sonora Brasil do SESC. É autor do Método para trombone, bombardino e tuba: Trombone fácil, lançado pela Irmãos Vitale e organizador/ autor do Manual do Mestre de Banda de Música, livro financiado pela FAPERJ e lançado neste ano de 2019.

Mariana Farah. Graduada em regência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mariana é Mestre em Regência Coral pela Universidade de Iowa (EUA) e doutora em Regência Coral pelo Conservatório de Música e Dança da Universidade do Missouri em Kansas City (EUA). No Brasil, estudou regência na classe do professor Henrique Gregori e canto nas classes das professoras Niza de Castro Tank e Adriana Giarolla Kayama. Foi regente do Grupo Lauda da USP de Ribeirão Preto e do Canto do Campus da USP de Pirassununga. Nos Estados Unidos, Mariana estudou com Timothy Stalter, Richard Bloesch, Charles Robinson, Scott Anderson e foi também assistente do maestro Charles Bruffy. Atualmente é professora na Universidade de Kansas onde da aulas de regência e repertório coral e rege dois dos oito coros universitários. São inúmeras as apresentações frente aos seus grupos, salientando-se sua participação em congressos importantes como os promovidos pela National Association for Music Educators e pela American Choral Directors Association e seu concerto com o Harvard Radcliffe Collegium Musicum na Harvard University em 2015. No Brasil, Mariana já liderou cursos e concertos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na USP de Ribeirão Preto, na Universidade Estadual de Maringá, no Festival de Música de Londrina, e mais recentemente na UNICAMP. Sua pesquisa e extenso trabalho de divulgação do repertório coral brasileiro nos EUA levou ao título de Chair for Ethnic and Multicultural Perspectives pela Associação Americana de Regentes Corais. Em 2011, sua edição da peça Três Motetinos No. 2 do compositor Ernani Aguiar foi publicada pela Earthsongs Choral Music. Mariana é membro atuante da American Choral Directors Association e da National Association for Music Educators. Como cantora, Mariana é uma das contraltos do Te Deum Chamber Choir, um grupo profissional que vem se destacando pela impecável interpretação do repertório sacro de vários períodos da história da música.

Serviço:

Concerto de Encerramento – Banda Sinfônica e Coro do 39º FIML

Dia 24 – quarta-feira, pelo evento Unopar apresenta.

Dia 25 – quinta-feira, pelo evento Plaenge apresenta.

Local: Teatro Ouro Verde (Av: Paraná, 85). Horário: 20h30

Ingressos: online, pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br). Valor: R$20 (inteira) e R$10 (meia) - na plataforma Sympla é cobrada uma taxa de 10% de serviço. Também na Loja Ciranda (Rua Pref. Hugo Cabral, 656).

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean.

Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf e Grupo Marajó.

Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Loja Ciranda.

Outras Notícias