• Alberto Kanji (SP)

Alberto Kanji (SP)

Natural de São Paulo, Kanji iniciou seus estudos de violoncelo aos doze anos de idade com Gretchen Miller e, com quinze anos, foi premiado no Concurso ‘Jovens Solistas Brasileiros’. Participou de vários Festivais de Música, nos quais teve masterclasses com Antonio Meneses, Watson Clis, Alceu Reis entre outros.
Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp 2000) e Graduação em Bachelor – Conservatorium van Amsterdam (2005). Em 2007 concluiu o Masters Degree, também pelo Conservatorium van Amsterdam, sob orientação de Gregor Horsch e Viola de Hoog, que lhe deu a oportunidade de ter aulas de violoncelo barroco com Jaap ter Linden e Wouter Möller, assim como masterclasses e cursos orquestrais com Anner Byslma, Gustav Leonhardt, Frans Brüggen, Lucy van Dael e Reinbert de Leeuw. Ardente Pesquisador da interpretação histórica, recebeu o Prêmio do Conservatório de Amsterdam para tocar um violoncelo “Vuillame”, instrumento com o qual permaneceu até 2007. Nos anos em que residiu nos Países Baixos, foi membro fundador do ‘NMF Celloquartet’, com quem se apresentou regularmente por toda a Holanda.
Antes de ir para a Europa como bolsista da Fundação Vitae, Kanji integrou o naipe de violoncelos da OSESP. Nos anos de 2009 a 2011 participou como Professor de Violoncelo Barroco da Oficina de Música de Curitiba eda Orquestra Barroca do Festival de Música de Juiz de Fora.
Mantendo grande interesse pela música brasileira, fez parte da orquestra “Voz Brazilienses”, sob direção de Ricardo Kanji, incluindo a gravação de dois Cd’s dedicados à música colonial brasileira. Em 2009,gravou o CD “Brillante”, ao lado de Antonio com quem se apresentou em séries de concertos. Seu interesse pela música contemporânea rendeu-lhe dedicações de obras de compositores como Willy Corrêa de Oliveira e Marcus Siqueira, além da recente gravação com o grupo “Camerata Aberta”, especializado em música contemporânea.
Dedicando-se ao repertório solístico e camerístico, do barroco ao contemporâneo, Kanji é também membro da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e, desde 2008, é Violoncelista convidado da Orquestra francesa Le Cercle de L’Harmonie.
Alberto Kanji é professor do Curso Superior de Música (Bacharelado) da Faculdade Cantareira.

Voltar