Thiago Ueda

Thiago Ueda é pianista, tecladista, compositor, arranjador, letrista, educador, produtor e diretor musical. Leciona matérias teóricas, em especial: harmonia, improvisação, composição, análise e piano popular brasileiro, além de disciplinas relacionadas à tecnologia.
É o primeiro de sua família a se envolver profissionalmente com música. Seu estudo musical iniciou aos 8 anos de idade quando passou a frequentar pequenas escolas de sua região. Ao mesmo tempo, boa parte de sua vivência musical ocorreu no ambiente religioso. Nesta época já acompanhava cantores, correpetia corais e tinha uma forte rotina de ensaios. Na adolescência, estudou piano erudito e passou pelos renomados conservatórios de Tatuí e MPB de Curitiba.
Prosseguiu sua formalização musical graduando-se em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010), posteriormente obteve Bacharelado em Música (2014), Especialização em Arranjo pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e atualmente é mestrando em Música pela UFPR. Ao mesmo tempo, vivencia a realidade de acadêmico e instrumentista, isto tem sido enriquecedor por as duas áreas se completam. Como pianista e compositor tem dividido o palco com grandes músicos como Glauco Sölter, Endrigo Bettega, Joāo Alexandre, Thiago Espírito Santo, Paulo Almeida, Diego Guerro, Diego Salvetti, Rafael Rocha e Sandro Haick.
Participa desde 2012 do Festival de Música Cidade Canção, um festival regional porém de relevância nacional que visa valorizar a música autoral, e é idealizado e dirigido pelo SESC Maringá. Já obteve 7 músicas aprovadas em 5 anos de participação. Nestas participações o compositor e instrumentista mostrou sua versatilidade na criação musical. Foram classificadas músicas na categoria instrumental e canção, com as mais diversas instrumentações, que vão deste o trio tradicional de jazz até formações com 5 cantores. Essa exposição na cena instrumental o levou ao projeto Aldeia Musical, promovido pela SESC de Pato Branco, onde o apresentou o espetáculo Diversidade e Influências que versa sobre um repertório autoral que reflete a diversidade da música brasileira atrelado às diversas influências do compositor. Nesta oportunidade contou com a participação especial do acordeonista Diego Guerro.
Participou com artista convidado no Maringá Jazz Festival em 2012, acompanhando o Celebrate Jazz Combo, e em 2016, participou como artista principal, com a formação de Quinteto, aonde mais uma vez estreou suas composições ao público de sua cidade.
Recentemente, em 2016, excursionou pela América Latina, onde fez uma série de concertos autorais, um pré-lançamento do seu CD Em cima da Hora. Concomitantemente, lecionou diversos Masterclass sobre música brasileira nos Conservatórios Nacionais e Faculdades de Música. Além disso, ofereceu masterclass e aulas particulares às igrejas por onde passou, como uma forma de compartilhar sua experiência como diretor musical no Brasil.
Também atua na música erudita, como pianista solista e compositor. Realiza concertos vinculados às secretarias de cultura dos municípios e atua como pianista correpetidor de cantores líricos e coros. Suas peças eruditas tem sido executadas por coros e orquestras da América Latina.
Acabou de gravar o seu primeiro disco com os músicos de renome no cenário nacional e internacional: Paulo Almeida, Thiago Espírito Santo, João Alexandre e Sandro Haick dentre outras participações. O Álbum conta com 12 músicas compostas por Thiago Ueda, que foram gravadas, mixada e masterizada no Estudio Arsis em São Paulo.


Voltar

Patrocinadores 37º FML