Notícias

Carmina Burana a dois pianos e percussão encerra o 37º FIML

  • por Ascom Alea/ Doc
  • O maestro Daisuke Soga será o regente do Concerto de Encerramento, que contará com a partipação de 160 vozes de coros convidados (Foto: Elvira Alegre/ Rubem Vital)

A obra profana do compositor alemão Carl Orff, Carmina Burana encerra no Teatro Ouro Verde, o 37º Festival de Música de Londrina (FIML), pela “Série Petrobras” e com apresentação da Unopar, em dois dias inesquecíveis, sexta-feira (21) e sábado (22), com três récitas. Na sexta, o concerto inicia às 20h30. No sábado serão duas apresentações, uma às 17h30 e a outra às 20h30.

A peça é baseada em poemas dos Séculos XVI e XVII com temáticas de amor, de religiosidade e de sarcasmo. Algumas características também definem a obra como uma “cantata cênica”. Carmina estreou em 1937 em Frankfurt e faz parte de uma trilogia.

A montagem do 37º FIML segue parte da versão original do compositor Carl Orff: sem orquestra, com dois pianos, percussão, solistas (soprano e barítono) e coros convidados. O Duo Gomez Lee, formado por Jaeeun Lee (Coreia do Sul) e Javier Gomez (Espanha) são os consagrados pianistas do concerto.

Na percussão está o grupo PEPEU, projeto da Universidade Federal de Pelotas do Rio Grande do Sul, com a participação de 12 jovens, orientados pelos professores, José Everton Rozzini e Marcello Casagrande.

Participam do concerto 160 vozes dos coros Adulto e Infantil do 37º FIML, Coral da Gente, do Instituto Bacarelli (SP), Coral Adulto, da Escola de Música de São Paulo, Coro do Curso de Música e Coral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e os solistas Ana Paula Machado (soprano), Havila Porto (soprano) e Angelo Dias (barítono).
O regente desta fantástica obra, sucesso em todas as apresentações, é o maestro do festival, Daisuke Soga. Vale conferir e fechar o 37º FIML de forma memorável!

O regente, Daisuke Soga
Um dos mais jovens regentes de orquestras no Japão. Daisuke Soga nasceu em 1965, Osaka (Japão) e participou como professor e regente do Festival Interncaional de Música de Londrina diversos anos. Iniciou seus estudos em 1984 na Toho Gakuen School of Music, estudando Contrabaixo e Regência. Estudou Contrabaixo na Ciprian Polumbescu Musical Academy / Romênia, com Ion Cheptea, e na Hochschule für Musik / Viena; e Academia Musicale Chigiana / Sienna. Foi aluno de Regência de Giuseppe Sinopoli, Bernard Haitink, Seiji Ozawa, Ferdinand Leitner, Robert Spano, Gustav Meier, Leon Fleischer, Uros Lajovic, Ilya Musin, Peter Schwarz, Masahiko Tanaka e Tadashi Mori. Ganhou diversos prêmios: Besançon (Gran Prix), Geneve, Prague, Toscanini, entre outros. Em 1998 Soga ganhou o IV International Kirill Kondrashin Competition for Young Conductors. Dirigiu grandes orquestras na Europa, Ásia, EUA, Brasil, incluindo; Orquestra Sinfônica de Berlim, Sinfônica da Petrobras, Filarmônica de Tóquio, Sinfonia de Tóquio, Filarmônica do Japão, Filarmônica do Novo Japão, Filarmônica de Osaka, Sinfonia de Hiroshima , Symphony Nacional de China, entre outras. Soga é Cidadão de Honorário de Londrina e da cidade e da cidade de Brasov, na Romênia.

O Duo
Jaeeun Lee iniciou o piano aos três anos na Coreia do Sul, onde prosseguiu estudos. Cursou a Martin-Luther University in Halle-Wittenberg, na Alemanha e masterclasses com professores reconhecidos. Jaeeun já realizou concertos na Espanha, Itália, Bélgica e Korea. Foi solista de orquestras entre elas a Nacional de Halle (Alemanha) e a Orquestra Sinfônica Nacional de Telerádio de Maldova.

Javier Gómez estuda piano desde os seis anos. Foi aluno do Conservatório Superior “Padre Antonio Soler” em San Lorenzo de El Escorial, da Universidade Martin-Luther Halle-Wittenberg, na Alemanha e do Conservatório de Barcelona. Tocou como solista em várias orquestras como a Josep Caballe-Domenech, participa intensamente de concertos de música de câmara e já se apresentou na Alemanhã, França, Brasil, Korea, Tuquia e Marrocos.

Serviço:
37º FIML // Concerto de Encerramento: Carmina Burana-Carl Orff
Local: Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85).
Dia: 21 (sexta)- “Série Petrobrás”
Dia: 22 (sábado) – Unopar apresenta.
Horário: 20h30 (sexta) / 17h30 e 20h30 (sábado).
Ingressos: Bilheterias do Shopping Royal Plaza (Rua Mato Grosso, 310), das 10h às 18h. Após, na bilheteria do Teatro.
Valores: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia-entrada.


Assinatura: O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida (In Memorian). É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Unopar, Petrobras, Sanepar, Elejor, Caixa, Unimed, Agência de Fomento do Paraná, Sistema FIEP/SESI, Labor Solo, Vernie Citroen, Plaenge/Vanguard Home, Marajó Fiat, Crillon Palace Hotel, SINPRO e HGM Produções e Eventos.

Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, SESC, Associação Médica de Londrina, Projeto Guri, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Coral da Gente do Instituto Baccarelli, Escola Municipal de Música de São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo, Ação Social pela Música do Brasil, Country Clube de Londrina, Gastro Clínica.

Outras Notícias

Patrocinadores 37º FML