• Janaína Sá (RJ)

Janaína Sá (RJ)

Janaína Sá é Professora Substituta de Percussão na UFRJ. Mestre em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, tendo defendido a dissertação "A Percussão na obra Museu da Inconfidência, de Guerra-Peixe".

É percussionista extra regular da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) e da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), participando de toda a temporada artística destas orquestras desde 2004, como timpanista e percussionista, sob a regência de renomados maestros e solistas.

Com o DUO SÁ de Percussão, formado com seu irmão Pedro Sá, apresentou-se no projeto Prata da Casa da OPES em julho de 2005. Integrou o Quarteto Dínamo de Percussão que se apresentou no Encontro Dias da Percussão 2005 – Percussive Arts Society do Brasil na UNICAMP, além de participações no 2o Encontro Internacional de Percussão de Tatuí e no II Encontro Internacional de Percussão da UFF. O quarteto tocou "A Sagração da Primavera" de Igor Stravinsky (versão original para piano a quatro mãos acrescida da percussão) em 2006, juntamente com o Duo Bretas-Kevorkian (formado pelas pianistas Patrícia Bretas e Josiane Kevorkian), além das "Variações sobre um tema de Paganini" de W. Lutoslawski. Em 2007 o grupo participou da XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea executando "Profusão 5" de Frederick Carrilho, obra escrita e dedicada ao grupo. Em 2008, tocou a versão de câmara da "Carmina Burana" de Carl Orff, a "Cantata para América Mágica" de Alberto Ginastera e "Les Noces" de Igor Stravinsky.

Em agosto de 2008 participou do Young Artists Festival Bayreuth, realizado na Alemanha, onde tocou tímpanos com a orquestra do festival, além de ter realizado diversos concertos de música de câmara e gravado diversos CDs dos concertos durante o festival. Realizou concertos em Hof com a Orquestra Sinfônica do Festival; em Schwandorf com o Grupo de Percussão; em Thierstein e Wirsberg com o Grupo de Metais e Percussão.

Em 2011 e 2014, participou da PASIC (Percussive Arts Society International Convention), evento internacional de Percussão, realizado em Indianápolis, IN, EUA, assistindo a masterclasses de renomados percussionistas, como Stanley Leonard, Frank Epstein, Anthony Cirone, Morris Lang, Vic Firth, Nacy Zelstman, entre outros.

Em 2012, gravou o CD “Luminosidade” para quarteto de percussão com músicas de Sérgio Roberto de Oliveira e Mark Hagerty.
Participou de inúmeros masterclasses e festivais com os percussionistas Pedro Sá, Stanley Leonard, Luiz D’Anunciação, Keiko Abe, Nanae Mimura, Arthur Lipner, entre outros.

Foi professora de Percussão Sinfônica no 33º e 35º Festival de Música de Londrina, realizado em Julho de 2013 e 2015, respectivamente, onde, além de lecionar, foi timpanista e chefe do naipe de percussão da orquestra deste festival.

Com o DUO SÁ de Percussão realizou concerto de gala, no 25º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, 2014, em Juiz de Fora (MG). O DUO participou do programa “Partituras” da TV Brasil, onde tocou peças exclusivas para esta formação.
O DUO SÁ tocou em Novembro de 2015 em San Antonio, TX, EUA, na PASIC (Percussive Arts Society International Convention), o maior e mais prestigioso evento de percussão do mundo.

Janaína Sá é Artista/Endorser da Black Swamp Percussion; Sabian Cymbals e baquetas Encore Mallets, Inc. Para maiores detalhes, favor acessar www.duosadepercussao.com

Voltar